Ver. Zé Carlos Santa Maria

por adm publicado 03/09/2018 17h20, última modificação 13/09/2018 13h45

Zé Carlos Santamaria_161x225.jpg

José Carlos Santa Maria é a principal liderança comunitária do bairro Jardim Santa Maria, onde reside há 25 anos.

Graças à atuação marcante de Santa Maria, sempre cobrando do poder público a execução de obras e benfeitorias para a comunidade, hoje o bairro conta com uma boa infraestrutura, o que permite ao Vereador dizer que o bairro onde mora é “uma cidade dentro de outra cidade”.

O Vereador afirma que nunca gostou de política, mas acabou se envolvendo a partir de sua chegada ao bairro, onde existiam apenas dois lixões. Assim, começou mobilizando os moradores e o poder público para que o local pudesse oferecer condições dignas de moradia à população.

José Carlos é o idealizador do movimento SOS Santa Maria, que nasceu em 21 de novembro de 1999. A entidade sem fins lucrativos promove atendimento social à população mais carente, além do trabalho de intermediação junto às autoridades para que o bairro seja beneficiado com obras.

Dentre as principais conquistas obtidas, o Vereador cita a construção de duas escolas, de um posto de saúde, de um terminal com 15 linhas de ônibus e implantação de asfalto em 24 vias públicas.

O trabalho como liderança comunitária acabou credenciando Santa Maria a se candidatar, com o intuito de ajudar ainda mais a população do bairro. Em 2004, foi convidado a se candidatar a uma vaga no Legislativo. Obteve 1.140 votos.

Na eleição seguinte, Santa Maria foi candidato novamente e conquistou 1.800 votos. Em 2012, veio a terceira eleição, e ele obteve 1.900 votos. No pleito de 2016, Santa Maria teve votação expressiva e conquistou a primeira suplência do PRP, com 2.502 votos.

Como Vereador, Santa Maria tem trabalhado em favor do povo osasquense e, para isso, defende até mesmo mudanças estruturais no Legislativo, como estabelecer o limite de até três mandatos para que cada Vereador possa mostrar seu trabalho. “Eu acho que Vereador na cidade de Osasco tem que ter três mandatos”, explica.

Outro projeto defendido por Santa Maria é a criação do “Restaurante Chapéu de Bico”, nos mesmos moldes do Bom Prato, com refeições a preço de custo.

Ele também defende a criação da “ONG dos Vereadores”, em que cada Vereador contribuiria com dinheiro mensalmente, totalizando R$ 50 mil por mês, para a compra de alimentos básicos e distribuição a famílias carentes.

Na área da saúde, Santa Maria quer implementar um programa de mutirão em que cada consultório particular do Município atenda gratuitamente a população, uma vez por mês, ajudando a atender a demanda no setor.

Nome Civil: JOSÉ CARLOS FERREIRA SILVA

Aniversário: 01/01/1956