Vereadora Lúcia da Saúde

por osa — publicado 16/12/2016 15h55, última modificação 15/08/2023 17h09
vereadora-lucia-da-saude161x225.jpg

Nome Civil: Francisca Jenilúcia Ribeiro de Andrade
Nascimento: 21/10/1973
Naturalidade: Cedro/CE
Ocupação: Diretora de Empresas
Grau de Instrução: Ensino Médio Incompleto
Partido: Podemos
Legislaturas: 2013/2016 (suplente); 2017-2020; 2021-2024
Comissões Permanentes: De Saúde e Assistência Social (presidente); Da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher
Frentes Parlamentares: Defesa da Vida e da Família; Segurança Pública
Telefone/Fax: (11) 3699-9169
E-mail: luciadasaude@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: facebook.com/luciadasaudeoficialinstagram.com/lucia_dasaude
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615 - 5º andar - Sala 06 - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia

Eleita pelo terceiro mandato — Legislaturas 2013-2016 (suplente); 2017-2020; e 2021-2024; a vereadora Lúcia da Saúde, do partido Podemos, atualmente é a presidente da Comissão de Saúde e da Assistência Social; membro da Comissão da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher; procuradora-adjunta Especial da Mulher; membro da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família; membro da Frente Parlamentar de Segurança Pública.

Vem atuando na apresentação de vários projetos de lei para a cidade de Osasco, trazendo benefícios para a sociedade.

Lúcia é a terceira dos sete filhos de uma família que veio da cidade de Cedro (Ceará) e se estabeleceu em Osasco, no ano de 1976. “Osasco representa nascimento, vida, amor e encorajamento. Cheguei aqui com dois anos de idade, mas me considero osasquense. Éramos três irmãos e outros quatro irmãos nasceram aqui em Osasco.

A vereadora recorda com carinho de seu pai, já falecido. “Ele tinha dois empregos como enfermeiro para sustentar a família”. Lúcia começou a trabalhar com 13 anos de idade nas Lojas ngela, na R. Antônio Agu - Centro de Osasco. “Jamais pensei que iria ser política. Lembro de brincar de carrinho de rolimā no bairro do Jaguaribe, onde minha mãe até hoje mora. É a mesma região onde moramos, quando chegamos do Ceará. A minha motivação em trabalhar com a saúde veio decorrente da necessidade de cuidar do meu pai, o qual sofreu um AVC. Isso foi fator determinante para me formar como Auxiliar de Enfermagem e cuidar dele. Após esta experiência, melhorar a vida das pessoas é o primeiro pensamento que vem ao sair de casa todos os dias, cuidando de pessoas com humanização e muito carinho”.

O primeiro contato de Lúcia com a saúde foi entre os anos de 2005 e 2008, quando foi convidada para chefiar a UBS do Jaguaribe. Ela apresentou um surpreendente resultado, demonstrando seu poder de liderança, realizando exames e várias ações de prevenção nas praças. Visitou famílias nas casas, junto com a equipe de médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Em parceria com os médicos e o governo, as salas de atendimento foram reformadas, oferecendo à população um melhor atendimento.
“Focamos o nosso trabalho em prevenção e humanização. Muitas vezes, o paciente precisa ser ouvido, saber que suas demandas serão realmente atendidas, e isso melhorou os atendimentos em outras especialidades”.

Seu trabalho foi elogiado e Lúcia acabou transferida para chefiar a UBS do Jd. Rochdale, onde ficou entre 2008 e 2010. Continuando seu trabalho com muita dedicação no atendimento, recebeu um Cartão de Prata em 2009, da Câmara Municipal de Osasco, sendo reconhecida pelos excelentes serviços prestados à cidade.

Uma trajetória excelente no serviço público, seu próximo desafio foi inaugurar a UBS do Jd. Aliança, promovendo ainda mais sua visão de conhecimento, prezando sempre o bom atendimento, agilidade e cuidado com os pacientes.

No ano de 2012, disputou a eleição para o cargo de vereadora e recebeu 3431 votos. Porém, faltaram 83 votos para ela ser eleita e Lúcia acabou ficando como primeira suplente. O trabalho estava consolidado e ela já era conhecida pelo apelido de Lúcia da Saúde. Em 2013, ela foi convidada a ser diretora da Policlínica da Zona Norte, continuando seu trabalho com dedicação e amor pela saúde.

Todavia, o sonho de ser vereadora continuava vivo e, em 2016, ela novamente concorreu em busca de uma cadeira na Câmara de Osasco. Com a expressiva votação de 5660 votos, Lúcia da Saúde acabou o pleito como a quinta vereadora mais votada.

No ano de 2021, concorreu novamente às eleições e o povo de Osasco a elegeu com 3567 votos, se tornando a sexta vereadora eleita da Câmara Municipal de Osasco e a primeira mais votada de seu partido.

No total, 16 projetos de Lúcia da Saúde se tornaram lei e outros ainda tramitam. A vereadora Lúcia da Saúde é cristã, serve a Deus no ministério da Igreja do Evangelho Quadrangular e tem a honra de poder representar a igreja na cidade onde vive.

“Desejo que todas as famílias recebam de Deus as bênçãos escritas na Bíblia, representadas no livro de Números, capítulo 6, versículos do 24 ao 26, onde está escrito:

“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz”.

“Que todos os moradores da nossa cidade tenham saúde, qualidade de vida e sucesso em suas familias", disse a parlamentar.

Sinal de LIBRAS da Vereadora Lúcia da Saúde