Vereadora Lúcia da Saúde

por osa — publicado 16/12/2016 14h55, última modificação 01/03/2021 15h22
vereadora-lucia-da-saude161x225.jpg

Nome Civil: Francisca Jenilúcia Ribeiro de Andrade
Nascimento: 21/10/1973
Naturalidade: Cedro/CE
Ocupação: Diretora de Empresas
Grau de Instrução: Ensino Médio Incompleto
Partido: PODE
Legislaturas: 2013/2016 (suplente); 2017-2020; 2021-2024
Membro das Comissões: Da Criança, do Adolescente, da Juventude e da Mulher (presidente); De Saúde e Assistência Social (relatora); Do Idoso, do Aposentado, do Pensionista e das Pessoas com Deficiência
Telefone/Fax: (11) 3699-9169
E-mail: luciadasaude@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: facebook.com/luciadasaudeoficialinstagram.com/lucia_dasaude
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615 - 5º andar - Sala 06 - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia

Eleita para o segundo mandato, a vereadora Lúcia da Saúde (Podemos) é mais uma das milhares de pessoas que vieram de outros lugares do país para fazer sua vida em Osasco. Ela é a terceira de sete filhos de uma família vinda de Cedro (Ceará) e que aportou em Osasco em 1976.

“Para mim, Osasco representa nascimento, vida, amor e encorajamento. Cheguei aqui com dois anos de idade, mas me considero osasquense. Éramos três irmãos e outros quatro irmãos meus nasceram aqui”.

Lúcia recorda com carinho do pai, já falecido: “Ele tinha dois ou três empregos para sustentar a família”. As dificuldades financeiras vivenciadas em casa fizeram Lúcia tomar a decisão de largar os estudos para trabalhar fora e ajudar no sustento da família; aos 16 anos, ela conseguiu um emprego como vendedora numa loja de calçados.

“Jamais pensei que viraria política. Lembro de brincar de carrinho de rolemã no bairro do Jaguaribe. Minha mãe até hoje mora na mesma região onde morávamos quando nossa família chegou do Ceará”.

Segundo a vereadora do Podemos, melhorar a vida das pessoas é o primeiro pensamento que lhe ocorre ao sair de casa todos os dias. ”Meu pai teve um acidente vascular cerebral e, por isso, resolvi dedicar meu trabalho a melhorar o atendimento na área da saúde”.

O primeiro contato de Lúcia com a política foi no Sindicato dos Trabalhadores de Osasco e Região, quando ainda trabalhava como vendedora. Demonstrando muita liderança na luta sindical, Lúcia foi indicada para chefiar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jaguaribe, bairro onde cresceu.

“Focamos o nosso trabalho em prevenção e humanização. Muitas vezes, o paciente precisa ser ouvido, saber que suas demandas serão realmente atendidas. Lá no Jaguaribe, implantamos um ambulatório de oncologia, pioneiro em Osasco, além de melhorar o atendimento em outras especialidades”.

Com o trabalho elogiado, Lúcia acabou transferida para chefiar a UBS do Rochdale e em 2009, recebeu o Cartão de Prata da Câmara de Osasco pelos serviços prestados à cidade. Depois, ela ainda seria honrada com o título de cidadã honorária de Osasco.

No ano de 2012, Lúcia tentaria a eleição para vereadora e recebeu 3431 votos. Porém, faltaram 83 votos para ela ser eleita e Lúcia acabou como primeira suplente. O trabalho estava consolidado e ela já era conhecida pelo apelido de Lúcia da Saúde. Em 2013, ela foi convidada a ser diretora da Policlínica da Zona Norte.

Todavia, o sonho de ser vereadora continuava vivo e em 2016 ela tentaria novamente uma cadeira na Câmara de Osasco. Com a expressiva votação de 5660 votos, Lúcia acabou o pleito como a quinta vereadora mais votada. “O aniversário é da cidade, mas o presente é meu. Essa cidade cuidou de mim e da minha família e desejo que todos os moradores da nossa cidade tenham uma saúde de qualidade, com prevenção e humanização”, diz a parlamentar.