Vereador Fábio Chirinhan

por Divisão de Comunicação publicado 12/01/2021 13h05, última modificação 30/11/2023 17h44

vereador-fabio-chirinhan161x225.jpg

4º Secretário da Mesa-Diretora

Nome Civil: Fábio Chirinhan
Nascimento: 23/06/1970
Naturalidade: Osasco/SP
Ocupação: Economista
Grau de Instrução: Superior Completo
Partido: PP
Legislaturas: 2021-2024
Comissões Permanentes: De Economia e Finanças (relator); De Política Urbana, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos do Consumidor de Serviços Públicos Municipais (relator)
Telefone/Fax:
 (11) 3699-9185
E-mail: fchirinhan@osasco.sp.leg.br
Redes Sociais: facebook.com/VereadorFabioChirinhan | instagram.com/fabiochirinhan
Endereço do Gabinete: Câmara Municipal de Osasco - Av. dos Autonomistas, 2615 - 5º andar, Sala 05 - Centro - Osasco/SP - CEP: 06090-020

Biografia 

Nascido em Osasco em 1970, Fábio Chirinhan é neto de armênios. Sua mãe era doméstica e seu pai, motorista. É o caçula de quatro irmãos – o segundo mais velho, Cláudio (já falecido), ficou famoso por interpretar o ET, da dupla de humoristas Rodolfo & ET, do SBT.

Fabio Chirinhan cresceu no Centro de Osasco – cidade pela qual faz questão de declarar o seu amor. De família humilde, estudou em escolas públicas desde a infância. Começou a trabalhar com 14 anos, exercendo atividades como office boy, entregador de laticínios, entre outras.

Em 1996 formou-se em economia pela FEAO (Faculdade de Economia e Administração de Osasco). Mas, Fabio Chirinhan não parou por aí. Em seguida, fez pós-graduação em Gestão Financeira.

A partir daí, construiu uma carreira sólida na inciativa privada, atuando em bancos como Banco do Brasil e Bradesco, além de empresas multinacionais. Mesmo sendo um profissional bem-sucedido em sua área, Fábio Chirinhan tinha o sonho de trabalhar no setor público, pois sempre viu a política como um meio de transformação social.

Com o intuito de ajudar os mais necessitados e criar oportunidades para todos, em 2000, foi candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Osasco e teve 812 votos. Não foi eleito, apesar da expressiva votação obtida para a época.

Fabio deu sequência à carreira como economista, porém nunca desistiu da política. Tanto que, em 2004, auxiliou na primeira campanha eleitoral do atual prefeito Rogério Lins.

Em 2008, trabalhou diretamente na campanha de Lins para vereador. Foi quando Rogério se elegeu vereador e o convidou para trabalhar no Legislativo. No entanto, Fabio Chirinhan teve que recusar o convite, em função de suas atividades na iniciativa privada das quais, naquele momento, não podia se afastar.

Em 2013, Lins se reelegeu e voltou a convidar Fabio Chirinhan para trabalhar em seu gabinete. Desta vez, aceitou o convite e foi assim que adquiriu uma vasta experiência no funcionamento de todo o processo legislativo.

Da Câmara, foi para a Prefeitura de Osasco. No Poder Executivo municipal, atuou como secretário adjunto nas secretarias de Administração e de Transportes e Mobilidade Urbana.

Em 2016, Fabio Chirinhan voltou a se candidatar a vereador, obtendo 1.645 votos. Apesar de não ter sido eleito, continuou com o trabalho que vinha exercendo na prefeitura de Osasco. Já nas eleições de 2020, foi eleito vereador com 2.514 votos.

Na Câmara, além de criar projetos para a cidade e fiscalizar o Executivo, Fabio Chirinhan quer dar voz aos munícipes que o procurarem na Casa de Leis. Seu principal foco de atuação no Legislativo é pautado na saúde e qualidade de vida dos osasquenses.

Sinal de LIBRAS do Vereador Fábio Chirinhan