Seminário sobre a Família abre espaço para a construção de novas políticas públicas

por Divisão de Comunicação publicado 16/05/2019 17h40, última modificação 16/05/2019 17h40
Evento reuniu autoridades, entidades e sociedade civil organizada em debates sobre o tema

Deniele Simões

Abrir caminho para a construção de ações e políticas públicas voltadas para a instituição familiar. Esse foi o saldo do I Seminário Municipal sobre a Família, ação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família da Câmara Municipal de Osasco, encerrada na noite desta quarta-feira (15).

Durante três noites, representantes de entidades governamentais e da sociedade civil organizada participaram de debates sobre o tema “Família, Instituição Fundamental da Sociedade”, conforme explica o Presidente da Frente Parlamentar, Vereador Rogério Santos (PODE).

“É preciso unir forças do Executivo, do Legislativo e de todas as instituições. Temos um caminho aberto e muito receptivo para a construção de políticas e ações públicas voltadas para a instituição familiar”, disse.

Na primeira noite do Seminário, os participantes discutiram o tema sob a ótica das políticas públicas e das ciências jurídicas. Na segunda noite, as palestras tiveram uma abordagem mais filosófica e religiosa. Já na noite de encerramento, as discussões levaram em consideração os aspectos mais práticos da família.

O pastor, teólogo e conselheiro familiar da Comunidade Carisma, Roberto Antoniassi Júnior, lembrou que a questão familiar deve estar fundamentada na valorização da infância. “Minha bandeira começa pela criança”, justificou.

O Conselheiro Tutelar Juvêncio França Assis Neto, do Conselho Tutelar Sul, abordou os problemas de desestruturação familiar, grande parte deles causados pelo álcool e pelas drogas.

Juvêncio reivindicou a ampliação das políticas públicas voltadas à valorização da família em Osasco, assim com o fortalecimento das instituições da sociedade civil que atuam no atendimento às crianças e a ampliação do número de conselheiros tutelares. “Precisamos de um olhar muito apurado para a família”, defendeu.

O Presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD), pastor Jonas de Melo Florêncio, abordou o trabalho de recuperação de dependentes químicos e defendeu o amor como saída para a desestruturação familiar. “É o que nós necessitamos hoje para construir uma sociedade mais digna”, justificou.

O Prefeito Rogério Lins (PODE) assumiu o compromisso, junto à Frente Parlamentar, de viabilizar a implementação de políticas públicas de valorização da família. “No nosso governo, todas as ações, todos os programas e tudo o que acontecer em qualquer secretaria, em primeiro lugar vai ter a proteção e a valorização da família”.

Também participaram da noite de encerramento os vereadores Daniel Matias (PRP), Ana Paula Rossi (PR), Josias da JUCO (PSD), Lúcia da Saúde (DC), Dra. Régia (PDT) e De Paula (PSDB).