Reflexões marcam Semana da Mulher na Câmara

por Divisão de Comunicação publicado 13/03/2020 15h30, última modificação 13/03/2020 16h10
Participantes enfatizam papel da mulher na sociedade durante evento

Por Deniele Simões

Uma noite de reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e de homenagens a personalidades femininas osasquenses. Assim pode ser definida a Sessão Solene em comemoração à Semana da Mulher, promovida pela Câmara Municipal de Osasco na noite da última quinta-feira (12).

A solenidade foi proposta pela vereadora Dra. Régia (PDT), em cumprimento à Lei 4.105/2007, de autoria da ex-vereadora Sônia Maria Rainho Gonçalves, que também esteve presente.

Também participaram as vereadoras Lúcia da Saúde (DC), Ana Paula Rossi (PL), a vice-prefeita Ana Maria Rossi (PL), o vereador Cláudio da Locadora (PV), o chefe de gabinete do prefeito Rogério Lins, José Carlos Vido, além de representantes de organismos de defesa da mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dentre outras entidades.

DEFESA DA MULHER

Os discursos foram marcados por temas como a luta das mulheres contra a violência e pela conquista de mais espaços dentro da política e da sociedade.

A representantes da Juventude Socialista Osasquense, Giovana Yasmin Baptista, defendeu a emancipação feminina. “Independentemente de raça, gênero, classe social, a gente precisa lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”.

A vereadora Lúcia da Saúde abordou o papel da mulher como multiplicadora, que consegue exercer seu papel com força, foco e determinação, ante à visão da sociedade, que ainda a enxerga como frágil.

Já a vereadora Ana Paula Rossi acredita que as mulheres ainda precisam brigar por espaços na sociedade. “Todas temos a nossa responsabilidade individual como cidadãs”, acrescentou.

Por fim, a vereadora Dra. Régia lamentou que o cenário de violência contra a mulher ainda seja tão presente. “É lamentável que todo ano a gente tenha que vir fazer o mesmo discurso, porque ainda muitas mulheres estão morrendo, não têm coragem de reagir, não têm emprego e estão passando fome”.

HOMENAGENS

Ao final da cerimônia, mulheres que se destacam na cidade foram homenageadas pelas vereadoras.

A chefe de cerimonial da Prefeitura do Município de Osasco (PMO), Rosângela Ferreira Martins, recebeu homenagem da vereadora Lúcia da Saúde, pela atuação na área de organização de eventos oficiais.

A vereadora Ana Paula Rossi homenageou a técnica em Agravos de Violência da PMO, Rosana Terrabuio Marques, que capacitou mais de 1.500 servidores para o atendimento a mulheres vítimas de violência na cidade.

A vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Mônica Veloso, foi homenageada pela Dra. Régia pela atuação na área sindical e na promoção dos direitos humanos.

A vice-prefeita Ana Maria Rossi também recebeu homenagem.

Assista ao vídeo da solenidade:

registrado em: