Procuradoria Especial da Mulher segue em atividade no recesso parlamentar

por Divisão de Comunicação publicado 14/01/2021 18h25, última modificação 14/01/2021 18h35
Atividades estão centralizadas no gabinete da vereadora Ana Paula Rossi.
Procuradoria Especial da Mulher segue em atividade no recesso parlamentar

A Vereadora Ana Paula Rossi, procuradora da Mulher na Câmara de Osasco

Por Charles Nisz

Com a pandemia do novo coronavírus, os casos de violência doméstica tiveram alta em todo o país. No primeiro semestre de 2020, o Brasil registrou 648 feminicídios, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Desde o início da quarentena, em março de 2020, o número de denúncias recebidas pelo canal "Ligue 180", do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), aumentou 17,9%, em todo o país, em comparação com o mesmo período de 2019.

"Por conta desse cenário, é muito importante o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Osasco", ressalta a procuradora da mulher na Câmara, a parlamentar Ana Paula Rossi (PL). 

Inaugurada em 2016, a Procuradoria Especial da Mulher completará cinco anos de existência no dia 08 de março de 2021. A despeito do recesso parlamentar, cuja duração vai até o fim de janeiro, a Procuradoria Especial da Mulher mantém as atividades, centralizadas no gabinete da vereadora Ana Paula Rossi (PL).

O atendimento às vítimas acontece por meio de uma rede de proteção, integrada por órgãos de secretarias municipais como as de Saúde, Segurança e Controle Urbano, Assistência Social, Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual, a Polícia Militar e os Conselhos Tutelares.

Em Osasco, através da Lei de autoria da vereadora Ana Paula Rossi,  o Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência (PRODAMU) e o projeto Guardiã da Maria da Penha (GMP), voltados ao combate à violência doméstica já é uma realidade.

A vereadora destinou uma emenda parlamentar para a compra de três viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM). Uma delas é utilizada pelo programa Guardiã Maria da Penha.  

“Estamos aqui à disposição e os atendimentos, por conta da pandemia da Covid-19, estão sendo realizados, preferencialmente, de maneira remota, bastando entrar em contato por meio do telefone 3699-9154 ou pelo email mulher@osasco.sp.leg.br", diz Ana Paula.

registrado em: