Presidência faz balanço do biênio 2019-2020

por Divisão de Comunicação publicado 28/12/2020 14h55, última modificação 29/12/2020 15h22
Destaques foram trabalho de articulação política e reforma administrativa

O presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Ribamar Silva (PSD), faz um balanço muito positivo de sua atuação no comando do Legislativo da cidade.

À frente da presidência da Casa durante biênio 2019-2020, Ribamar conseguiu articular a aprovação de projetos importantes para Osasco.
Na entrevista, ele relembra a experiência dolorosa com a pandemia do novo Coronavírus, que ceifou a vida de muitas pessoas queridas, como foi o caso do vereador Ni da Pizzaria (PODE).

Qual a avaliação que o senhor faz do trabalho realizado ao final do mandato como presidente do Legislativo osasquense no biênio 2019-2020?
Ribamar Silva – Quando eu disputei as eleições, os vereadores confiaram uma missão à minha pessoa. Hoje tenho um sentimento de missão cumprida.

Nossa postura, assim como a da Mesa, foi a de promover o debate com a sociedade. Todas as pautas que vinham para esta Casa, nós discutíamos com os vereadores. Nós discutíamos, pautávamos e votávamos coisas que foram pertinentes, que impactariam a vida da nossa cidade.

Nós ampliamos bastante o trato com o funcionalismo e uma coisa que consegui adquirir foi o respeito dos funcionários da casa – tanto dos comissionados, que trabalham com os vereadores, como dos efetivos.

Eu acho que isso é um trabalho em conjunto que fizemos com a Mesa Diretora. É de suma importância ter pessoas parceiras que trabalham com você, e os próprios funcionários também ajudam no desenvolvimento da Câmara. Uma coisa que me deixa muito feliz é o reconhecimento dos funcionários. A população é bem atendida na Câmara, isso mostra respeito e organização.

Fizemos a reforma administrativa, que trouxe a valorização de todos os funcionários, tanto os comissionados quanto os efetivos. Eles tinham um anseio de valorização e nós conseguimos fazer isso.

Esse trabalho trouxe um ganho para a Câmara Municipal e para a cidade, porque, se o funcionário estiver motivado, com certeza, quando o munícipe chega à Câmara Municipal, é bem atendido.

Para prestar um serviço de qualidade, os funcionários têm que estar felizes. Então, nós deixamos que cada um escolhesse o departamento onde queria trabalhar. Hoje temos a certeza que os servidores da Câmara estão preparados para atender os munícipes da nossa cidade.

O senhor conseguiu vencer a Covid-19. Mas, infelizmente, o vereador NI da Pizzaria não resistiu. O que ficou dessa experiência?
Ribamar Silva
– É uma coisa que mexe muito com o meu emocional. Ainda estou me recuperando, não é fácil. Têm pessoas que pegam a doença e ficam assintomáticas.

No caso do Ni, quando cheguei ao hospital com sintomas de Covid, ele estava lá, e estava bem. Eu estava ao lado dele. Eu falo isso com muita tristeza no coração, porque era um amigo que eu tinha na Câmara Municipal. E, de repente, quando cheguei ao hospital, o médico falou que ele teria alta na quinta-feira. Mas, quando foi na sexta-feira, ele foi para a UTI.

Então é uma doença muito séria. É um inimigo invisível, que você não sabe como vencê-lo.
Tenho conversado com as pessoas e peço para que tomem cuidado, porque você não sabe quem está ou não com o vírus, e a gente não sabe como cada um vai reagir ao contrair essa doença.

Todos os dias, eu agradeço a Deus por ter me dado o dom da vida de novo. Eu me vi numa situação muito complicada, e Ele me deu oportunidade de sair dessa doença Eu ainda estou me recuperando. Tenho problema respiratório ainda. Mas, graças a Deus, eu estou aqui pronto para trabalhar e fazer o melhor para a minha cidade.

Como o senhor vê a renovação em mais de 50% na Câmara para a próxima legislatura?
Ribamar Silva
– Isso é tradicional na Câmara. Eu acho que a alternância do poder é boa, quando você traz sangue novo, pessoas novas. Não que os antigos não sejam bons. Foram bons. Eu sei que estou vereador, fui o mais votado, mas vai chegar uma hora em que as pessoas vão falar para mim – vai para casa, vai cuidar da sua vida. Faz parte do jogo.

Eu tive a oportunidade de conversar com a maioria dos vereadores. Tenho falado com eles que aqui é o parlamento. Essa palavra significa parlar, ou seja, falar. Por isso nós temos que ter as discussões e divergências no campo político, não no pessoal.

Se a gente for por esse caminho, com certeza as discussões vão ser calorosas, mas nenhum parlamentar vai perder o respeito pelo outro. Quem ganha com isso é a cidade. As discussões e as trocas de ideias são para o avanço de Osasco.

Que mensagem de final de ano o senhor deixa a todos nesse ano que foi tão atípico?
Ribamar Silva –
Eu sempre uso a palavra gratidão. Mas esse é um ano muito diferente. Quero aqui deixar a minha solidariedade a todas as famílias que perderam os seus entes queridos, a todas as pessoas que sofreram com a Covid-19. Eu mesmo tive a infelicidade de perder duas pessoas da minha família.

Então, deixar a palavra de solidariedade a essas famílias, o nosso sentimento de muito carinho e respeito, não só pelos osasquenses, mas por todo o povo brasileiro. Nós perdemos muitas vidas.

Mas, também deixar uma palavra de motivação para as pessoas que estão aqui, para que sempre acreditem no futuro, num amanhã melhor, num país melhor, numa Osasco melhor. E deixar aqui o meu desejo de um próspero ano novo, cheio de muita paz, de muita saúde. Porque se você tiver saúde você consegue enfrentar todos os desafios.

Deixo aqui a minha palavra de gratidão aos funcionários da Câmara, e a todos os servidores públicos de Osasco, meu respeito, o meu carinho, e que todos tenham um ano novo de muitas bênçãos, saúde, proteção e prosperidade.