Parques municipais terão de oferecer espaços pet

por Divisão de Comunicação publicado 09/01/2019 15h55, última modificação 09/01/2019 15h54
Lei obriga que parques públicos tenham áreas para animais de estimação

Deniele Simões

Os parques municipais instalados no Município de Osasco serão obrigados a oferecer espaços exclusivos para animais de estimação. Isso é o que prevê a Lei Municipal 4.937/2018, sancionada pelo Poder Executivo Municipal e que passou a valer a partir do último dia 7.

A legislação foi criada por iniciativa do Projeto de Lei 388/2017, de autoria do Vereador Pelé da Cândida (PSC). O Prefeito Rogério Lins (PODE) sancionou a matéria no dia 28 de dezembro e o texto foi publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO) no dia 7 de dezembro, data em que a lei começou a vigorar.

O autor do projeto agradeceu e parabenizou o Prefeito Rogério Lins pela sanção da lei e falou sobre a relevância da nova legislação. “Temos compreendido a grande importância de discutirmos políticas públicas que tragam bem-estar a nossa população, inclusive aos nossos animais de estimação, proporcionando espaços agradáveis para caminhadas, brincadeiras e interação. Cremos que esses espaços não só trarão bem-estar aos animais e à população como vão criar um senso de responsabilidade e cuidado com os nossos parques”.

Pelé da Cândida acredita que a nova lei dos espaços pet vai permitir que os cidadãos que frequentarem os parques da cidade com seus pets sintam prazer em cuidar e zelar por esses espaços, que pertencem a todos. “Numa cidade tão vibrante e desenvolvida como Osasco, não poderiam faltar espaços que tragam lazer, prazer e um grande orgulho de fazer parte dessa cidade aos seus frequentadores”, acrescenta o parlamentar.

Atualmente, a Prefeitura de Osasco mantém oito parques públicos no Município. Com a vigência da lei, a ideia é que essas áreas sejam contempladas com espaços específicos para uso dos animais de estimação.

ESPAÇO PET É TENDÊNCIA

Também conhecidos como pet places, os espaços pets estão cada vez mais presentes em condomínios, parques e espaços públicos devido ao aumento do número de cães e gatos nos lares.

Esses animaizinhos têm sido cada vez mais considerados como “membros da família”, o que acabou fazendo com que o poder público criasse espaços públicos para a convivência dos pets e seus donos.

Desde 2016, Osasco conta com o primeiro Pet Parque do Município. Localizado na Avenida Franz Voegeli, no Bairro Vila Yara, o local foi criado para promover a interação entre os animais domésticos, permitindo a troca de experiências entre os proprietários sobre os cuidados com os pets.

Com a criação da lei que obriga a criação desses espaços nos parques públicos, a expectativa é que mais animais e proprietários sejam beneficiados.