Paróquia Santa Isabel recebe Placa Comemorativa pelos 50 anos de existência

por Divisão de Comunicação publicado 19/12/2018 16h05, última modificação 19/12/2018 16h05
Sessão Solene na sede da igreja marcou entrega da honraria, no último dia 16

Deniele Simões

A Paróquia Santa Isabel, tradicional comunidade católica do bairro Santa Isabel, completou 50 anos de fundação em 2018. Para celebrar a data e dar o devido reconhecimento à atuação da Igreja, o Poder Legislativo Municipal de Osasco promoveu, na noite do último domingo (16), uma Sessão Solene em que foi feita a entrega de Placa Comemorativa.

A solenidade aconteceu na sede da paróquia e reuniu centenas de fiéis, que participaram de uma missa e, em seguida, assistiram à entrega da honraria. O Decreto 35/2018, que teve aprovação unânime na Câmara, teve como proponente o Vereador Jair Assaf (PROS), e reconhece a atuação da paróquia em favor do Município de Osasco, por meio de trabalhos sociais e espirituais promovidos junto à comunidade.

O Vereador Toniolo (PCdoB), que presidiu os trabalhos, elogiou o colega Jair Assaf pela escolha da paróquia, uma vez que cada parlamentar pode apresentar apenas uma indicação para a entrega de Placa Comemorativa por ano.

O parlamentar também elogiou a atuação dos fiéis que ajudaram a construir e continuam trabalhando pela Igreja. “Essa homenagem não está sendo feita somente para a paróquia, mas para a comunidade toda. É através de vocês que essa obra continua”, disse.

A família do Vereador Jair Assaf foi uma das que colaborou para a construção da comunidade. Tudo começou a partir de uma pequena capela, cuja pedra fundamental foi lançada em agosto de 1954 pelo então Vereador Clóvis Assaf, pai de Jair Assaf.

Hoje, a comunidade congrega a Paróquia Santa Isabel, chamada de Matriz, e outras três capelas, localizadas no Jardim Roberto (Capela Nossa Senhora das Graças), Jardim Cirino (Capela São Francisco) e Jardim Vicentina (Capela São José).

“Minha emoção é muito grande. Jamais imaginaria que estaria aqui perpetuando o nome de Santa Isabel nos anais da Câmara. Só tenho que agradecer a Deus por essa oportunidade”, declarou o autor da homenagem.

O Padre Henrique Silva relembrou a história da Paróquia Santa Isabel, marcada pela presença de um povo muito acolhedor. “É uma paróquia muito viva, em todas as suas pastorais, movimentos e associações; um povo muito dedicado e comprometido com a obra da evangelização”, justificou.

A Pastoral da Criança, por exemplo, atende aproximadamente 150 famílias, em um gesto de solidariedade que congrega católicos e não católicos em favor da vida. Outros destaques citados pelo sacerdote são os movimentos dos Vicentinos, Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude e da Catequese.

“Entre tantos organismos, a gente mostra o quanto, unidos com o bem público, nós podemos fazer muito mais para o nosso Município. Aqui fica esse compromisso, de estarmos sempre unidos”, concluiu Padre Henrique.

No último dia 5 de novembro, a igreja recebeu uma mudança na nomenclatura, passando a se chamar Paróquia Santa Isabel e São Zacarias, em conformidade com determinação da Diocese de Osasco.