Palestras e homenagens marcam Semana do Trabalhador na Câmara

por Divisão de Comunicação publicado 09/05/2019 19h04, última modificação 09/05/2019 19h04
Sessão Solene contou com a participação de especialistas, que orientaram população sobre os direitos do trabalhador

Deniele Simões

Uma noite marcada por muita alegria, emoção e conhecimento. Assim foi a Sessão Solene em comemoração à Semana do Trabalhador, evento promovido pela Câmara Municipal de Osasco na noite desta quarta-feira (8) para celebrar a data.

A solenidade teve como proponente o Vereador Ricardo Silva (PRB), que convidou dois especialistas para passar orientações ao público sobre temas de interesse geral.

O advogado Cléber Ricardo da Silva ministrou palestra sobre assédio moral. Ele explicou como funciona a prática e passou dicas sobre como denunciar o problema. “A forma que a gente pode coibir é denunciando e a justiça condena essa prática abusiva”, alertou.

O juiz do trabalho Josley Soares Costa foi o segundo palestrante da noite e abordou o tema “Reforma Trabalhista”. O magistrado afirmou que, até agora, a reforma não surtiu o efeito proposto. Um dos objetivos era criar postos de trabalho. “A reforma criou insegurança jurídica, as pessoas ficam com medo de acionar justiça”, pontuou.

Já a Secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão Social, Elsa de Oliveira, mostrou as ações desenvolvidas pelo município para gerar emprego e renda, como os programas de economia solidária e agricultura urbana, o Portal do Trabalhador, Osasco Integra, Operação Trabalho, além das parcerias para a realização de cursos de capacitação.

Segundo o Vereador Ricardo Silva, as palestras tiveram o objetivo de orientar o público sobre temas importantes para o desenvolvimento profissional. O parlamentar também disse que tem buscado colaborar com as empresas de Osasco, incentivando-as a contratar trabalhadores locais.

Ricardo Silva destacou que Osasco está entre as cidades com menor taxa de desemprego da Grande São Paulo. Segundo levantamento da Fundação Seade, a taxa é de 15%, enquanto que na Região Metropolitana da Grande São Paulo a tacha chega a 16,6%.

“Osasco, daqui a pouco, vai completar 60 anos e nós temos buscado, dentro de toda a complexidade de nossa cidade, melhorias ou caminhos para que as pessoas não sofram tanto no Brasil em relação à crise”, explicou.

HOMENAGENS

Após a fase das palestras, três trabalhadores de diferentes setores foram homenageados e ficaram bastante emocionados com o reconhecimento do trabalho que promovem.

O comerciante José Benedito de Quadros, o popular Zé das Flores, recebeu a homenagem do Vereador Ricardo Silva.

O servidor da Prefeitura do Município de Osasco, Márcio Costa de Almeida, o Negrito, foi homenageado pelo Secretário de Obras, Lau Alencar.

O agricultor Genivaldo da Silva Xavier, que atua no projeto de hortas urbanas e ajuda a divulgar esse modelo de negócio em todo o país, recebeu a homenagem das mãos da Secretária Elsa de Oliveira.