Ouvidoria apresenta balanço das atividades

por Divisão de Comunicação publicado 14/01/2019 17h30, última modificação 17/01/2019 12h52
Acesso à informação, reclamações e denúncias são pedidos mais apresentados pelos munícipes em 2018

Deniele Simões

A Ouvidoria do Legislativo de Osasco apresentou o balanço das atividades realizadas ao longo do ano de 2018. O órgão, que funciona como mediador entre o Poder Legislativo e o cidadão osasquense, teve como principais demandas, ao longo do ano, o atendimento de pedidos de acesso a informações, reclamações e denúncias apresentadas pela população.

O levantamento divulgado pela Ouvidoria atende ao artigo 14 da Lei Federal 13.460/2017. Os dados apontam que 44% dos atendimentos estão relacionados a pedidos de acesso a informações; 27,78% dizem respeito a reclamações apresentadas; 25% são denúncias encaminhadas e 2,78% foram sugestões apresentadas ao Legislativo osasquense.

Do total de protocolos de atendimentos realizados, 65% foram processados no próprio Legislativo; 27% diziam respeito a questões da alçada do Poder Executivo Municipal e foram encaminhados ao setor competente e 8% tiveram como destino o Ministério Público do Estado de São Paulo.

CANAIS DE ATENDIMENTO
O relatório da Ouvidoria do Legislativo também destacou os canais de atendimento utilizados, já que o órgão atende tanto presencialmente como online para oferecer soluções aos cidadãos osasquenses.

A maior parte dos atendimentos foi feita eletronicamente, o que corresponde a 63% do total. O atendimento presencial foi a segunda forma mais utilizada, com 26%, seguido pelo atendimento telefônico (8%) e por correspondência (3%).

No que diz respeito à procura, o relatório aponta os meses de abril e julho como de maior demanda por atendimento.

SOBRE A OUVIDORIA
A Ouvidoria do Legislativo foi criada com a finalidade de proporcionar maior transparência nos trabalhos do Poder Legislativo osasquense. O órgão é um instrumento de interlocução entre a Casa de Leis e a sociedade, funcionando como um canal aberto para o recebimento de solicitações, pedidos de informações, reclamações, sugestões, denúncias e quaisquer outros encaminhamentos dos cidadãos que tenham relação com o Legislativo Municipal.

Para entrar em contato com a Ouvidoria, acesse o site https://www.ouvidoriadolegislativo.osasco.br, entre em contato pelo telefone (11) 3699-9133 - ramal 6357, pelo e-mail ouvidoria@osasco.sp.leg.br, presencialmente ou por carta. O endereço é Avenida dos Autonomistas, 2607, Centro, Osasco, CEP 06090-905.