Osasco se une para fortalecer papel da família na sociedade

por Divisão de Comunicação publicado 14/05/2019 17h30, última modificação 15/05/2019 16h54
1ª dia do Seminário sobre a Família debateu tema sob os aspectos político e jurídico

Deniele Simões

Debater o papel da família sob o prisma das políticas públicas, do direito, da educação e da sociedade como um todo. Esse é o objetivo do Seminário Municipal sobre a Família, evento promovido pela Câmara Municipal de Osasco e que foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (13).

O primeiro dia de evento foi marcada pelo debate sob os aspectos político e jurídico. O advogado e deputado federal Enrico Misasi (PV-SP) e a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 56ª Subsecção, Dra. Maria José Bonetti, ministraram palestras sobre o tema e propuseram uma união de esforços pelo fortalecimento da instituição família. 

Enrico Misasi abordou questões como a crise na sociedade e na família, o papel da família, as políticas públicas para a família e a valorização familiar.

O palestrante, que é mestrando em Direito Constitucional e ativista pelas causas em defesa da vida e da família, defendeu que as políticas públicas devem olhar para a família como protagonista da sociedade e não tentar desempenhar o papel dela, como acontece. “É preciso criar um ambiente propício para que as famílias se estruturem e exerçam o seu papel”, pontuou.

A Presidente da OAB Osasco, Dra. Maria José, lembrou que a família é o núcleo básico da sociedade, mas enfrenta problemas de desestruturação. Por isso, a advogada acredita que é preciso haver uma união de forças entre instituições oficiais e não oficiais, sociedade civil e agentes públicos para rever essa questão.

“Queremos iniciar um grande projeto para tratar desse problema dentro do município, apontando também as soluções e, para isso, coloco a OAB à disposição para o que for preciso”, disse.

O Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, Vereador Rogério Santos (PODE), manifestou satisfação com a proposta de parceria. “A Câmara certamente acolhe com muito carinho e com muita responsabilidade essa proposta de nos unirmos para fazer aquilo que precisa ser feito”, justificou.

Além de Rogério Santos, que presidiu a mesa dos trabalhos, o evento contou com a participação dos vereadores Daniel Matias (PRP), vice-Presidente da Frente Parlamentar; Josias da Juco (PSD), Secretário da Frente Parlamentar; Ana Paula Rossi (PR), Lúcia da Saúde (DC), Dra. Régia (PDT), De Paula (PSDB) e Toniolo (PCdoB).

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

Organizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, em parceria com a Escola do Parlamento de Osasco (EPO), o Seminário da Família segue até próxima quarta-feira (15), com palestras sobre o tema “Família - Instituição Fundamental da Sociedade”.

A programação acontece no Teatro Glória Giglio, com início a partir das 19 horas.

Dia 14/05 (terça-feira)

- Padre José Eduardo de Oliveira e Silva

- Dom João Bosco Barbosa de Sousa (Bispo Diocesano de Osasco)

- Antônio Acleto Amaral (Diretor do Colégio Adventista da Vila Yara – Osasco)

Dia 15/05 (quarta-feira)

- Pastor Roberto Antoniassi Júnior

- Juvêncio França Assis Neto (Conselho Tutelar Sul – Osasco)

- Pastor Jonas de Melo Florêncio (Presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMPOD)