Osasco fecha ano com superávit nas contas públicas

por Divisão de Comunicação publicado 01/03/2019 13h41, última modificação 01/03/2019 13h41
Em Audiência Pública, secretário de Finanças mostra evolução na recita da PMO

Deniele Simões

Osasco fechou o ano de 2018 com superávit nas contas públicas. A informação foi passada na manhã desta quinta-feira (28), em Audiência Pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Finanças, referente ao 3º quadrimestre de 2018.

De acordo com o Secretário Municipal de Finanças, Pedro Sotero, Osasco projetou arrecadação de R$ 2,4 bilhões para o exercício de 2018 e atingiu quase R$ 2,2 bilhões, o que representa 89% do total previsto. Já no tocante à diferença entre a receita e a despesa, houve superávit de 5,31%.

Outro dado importante anunciado foi a redução das despesas com pessoal, assim como as dívidas do Município. Em 2017, os valores gastos com pessoal atingiram 45,67% do orçamento. Em 2018, esse índice caiu para 42,71% e está bem abaixo do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 60%.

Sotero agradeceu os vereadores e a equipe da Secretaria de Finanças pelo apoio ao trabalho que foi promovido e que culminou no saneamento das finanças do Município, nos últimos anos.  “A gente está em um momento de crise no país, houve mudança de governo, cenário de recessão econômica, e conseguir vir aqui mostrar uma evolução nas receitas, uma diminuição da dívida nesse cenário, já é um ganho”, disse.

Sotero também ressaltou que a evolução das contas públicas permite que Osasco volte a poder contrair empréstimos e, assim, fazer as obras e investimentos tão necessários para a população.

A Audiência Pública foi presidida pelo Vereador Cláudio da Locadora (PV), que é o atual Presidente da Comissão Permanente de Economia e Finanças. Também estiveram presentes os vereadores Jair Assaf (PROS), Ni da Pizzaria (PODE), Rogério Santos (PODE), Batista Comunidade (Avante), Tinha Di Ferreira (PTB), Ana Paula Rossi (PR), Josias da JUCO (PSD), Toniolo (PCdoB) e Daniel Matias (PRP).