Oncologista orienta população sobre cânceres que afetam mulheres

por Divisão de Comunicação publicado 15/10/2019 16h57, última modificação 15/10/2019 16h57
Palestra integra programação do Outubro Rosa no Legislativo osasquense

Por Deniele Simões

A médica oncologista Daniela de Freitas esteve na Câmara de Osasco na noite desta segunda-feira (14), quando ministrou palestra de orientação e prevenção ao câncer. A especialista focou a apresentação nas ações de prevenção aos principais cânceres que afetam as mulheres.

Segundo a médica, a redução dos fatores de risco, por meio da prevenção, já é um grande passo para reduzir a incidência da doença.

A especialista esclareceu que a obesidade, o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, de açúcar e a própria genética são os principais fatores de risco para a incidência de cânceres.

No caso específico do câncer de mama, a doutora Daniela de Freitas defendeu o uso combinado do autoexame das mamas e do exame de mamografia para a detecção precoce de tumores.

“O autoexame não substitui a mamografia, mas a gente quer somar forças para que se faça o autoexame com a mamografia”, explicou a oncologista.

O Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia a partir dos 50 anos, a cada dois anos. Já a para a Sociedade Brasileira de Mastologia, o exame deve ser feito a partir dos 40 anos, anualmente.

OUTROS TIPOS DE CÂNCER

A palestrante enfatizou a importância do tripé formado por dieta equilibrada, atividade física e controle de peso como forma de prevenção aos cânceres.

A médica também defendeu o combate ao cigarro e ao álcool, além da redução da ingestão de açúcar e alimentos industrializados como forma de prevenção.

A especialista explicou que o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres, seguido pelos tumores de intestino e reto; colo de útero, pulmões e melanoma. Ela passou orientações sobre todos esses tipos de câncer.

OUTUBRO ROSA

A médica Daniela de Freitas ministrou a palestra a convite do vereador Ricardo Silva (PRB), em comemoração à campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção ao câncer de mama.

As vereadoras Dra. Régia (PDT) e Ana Paula Rossi (PR), que é Procuradora Especial da Mulher, também prestigiaram a palestra. Além dos parlamentares, participaram da atividade voluntárias de ONGs que atuam com prevenção ao câncer de mama e pessoas interessadas no tema.

Para o vereador Ricardo Silva, é essencial que as informações passadas pela médica sejam multiplicadas pelo maior número de pessoas. “É importante ter novos hábitos para estimular a saúde. Isso é prevenção, e essas ações precisam ser compartilhadas”, afirmou.

A palestra, totalmente gratuita e aberta ao público, teve o apoio da Escola do Parlamento de Osasco (EPO), e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Osasco.

Fique por dentro de todas as dicas passadas pela especialista no vídeo abaixo: