Membros do Compod tomam posse e diretoria faz balanço positivo do trabalho

por Divisão de Comunicação publicado 18/01/2021 16h20, última modificação 19/01/2021 16h50
Nova sede da entidade, no bairro Novo Osasco, é uma das conquistas

Por Deniele Simões

Os membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Compod) para a gestão 2020-2022 tomaram posse em cerimônia na Câmara Municipal de Osasco, na manhã desta segunda-feira (18). A diretoria permanece com a mesma formação da gestão anterior e, na ocasião, a diretoria apresentou o balanço do trabalho promovido desde a implantação do órgão, em 2018.

Além da nova sede, a ser será inaugurada em breve, na Vila Osasco, o presidente do Compod, pastor Jonas Florêncio, apresentou as conquistas obtidas no período, por meio de um vídeo.

Florênico enfatizou as parcerias bem-sucedidas com a Prefeitura do Município de Osasco (PMO), Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Polícia Militar, OAB Osasco, Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo), Unifieo, dentre outras organizações.

Desde 2018, o Compod organizou dois fóruns municipais para a discussão de políticas públicas de enfrentamento às drogas e, pelo menos, quatro reuniões com entidades parceiras.

O prefeito Rogério Lins (PODE) destacou que o Compod sempre foi um compromisso da administração municipal e o trabalho já começa a fazer a diferença na cidade. Lins colocou a prefeitura à disposição do órgão para que as ações prossigam. “Vamos trabalhar juntos para proteger as famílias e acolher as pessoas em drogadição”, disse.

Na mesma linha de atuação, o presidente da Câmara, vereador Ribamar Silva (PSD), colocou o Legislativo osasquense à disposição do Compod na luta contra as drogas. “A Câmara sempre estará de braços abertos para ajudar tanto o Compod quanto as famílias osasquenses”.

Políticas públicas

O Compod é um órgão consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador de políticas públicas de combate ao uso e abuso de drogas. No total, são 36 membros empossados, sendo 60% representantes do poder público e os outros 40%, da sociedade civil organizada.

A atual diretoria é composta pelo Pastor Jonas Florêncio (presidente), Márcio Alves de Oliveira (vice-presidente), Maria Goretti Vicente (secretária-executiva), Claudino Alves Ribeiro (1º secretário) e Marilena de Lima Barbosa (2ª secretária).

Segundo o 1º vice-presidente da Câmara, vereador Josias da Juco (PSD), o órgão foi criado pela Lei 4.875/2018, num processo que envolveu o poder público e a sociedade civil organizada por meio de reuniões e encontros deliberativos.

Josias enfatizou a participação do prefeito Rogério Lins na viabilização do projeto que deu origem ao Compod, dos vereadores que aprovaram a matéria, em 2017, e dos vereadores da atual legislatura pela dedicação à causa do combate às drogas.

O pastor Jonas Florêncio lembrou que a pandemia de Covid-19 agravou o problema do uso de álcool e outras drogas, mas acredita na ação dos membros do Compod, que classificou como um “exército” na luta contra as drogas.

Reforço da Câmara

O presidente do Compod também elogiou a parceria com a Câmara e falou da expectativa em relação à nova legislatura. “Tenho convicção de que, este ano, os vereadores que chegaram estão verdadeiramente levantando uma bandeira para ajudar a sociedade. Estou aqui como servo para caminhar com vocês”, concluiu.

A posse dos membros do Compod foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pela TV Câmara Osasco e redes sociais da Câmara de Osasco.

Participaram do encontro os vereadores Josias da Juco, Pastora Cristiane Celegato (REP), Juliana da AtivOZ (PSOL), Pastor Joel Nunes (REP), Emerson Osasco (REDE), Batista Comunidade (Avante) e o presidente da Câmara, vereador Ribamar Silva.