Legislativo osasquense celebra o Dia do Capelão

por Divisão de Comunicação publicado 04/11/2019 11h55, última modificação 24/01/2020 17h10
Comemoração à data está prevista na Lei 3.768/2003

Por Deniele Simões

Com casa cheia e a presença de capelães que atuam em presídios, hospitais, quartéis, centros de recuperação e escolas, a Câmara Municipal de Osasco promoveu, na última quinta-feira (31), a tradicional sessão solene em comemoração ao Dia do Capelão.

Presidida pelo vereador Josias da Juco (PSD), a solenidade foi marcada por homenagens a homens e mulheres que oferecem conforto espiritual a pessoas que necessitam, os capelães.

Josias anunciou a realização de um grande curso para capelães, em breve, assim como uma parceria com a Prefeitura do Município de Osasco (PMO) para a implantação de capelanias nas escolas. Um dos objetivos é prestar suporte espiritual às crianças e adolescentes como forma de prevenção ao suicídio.

A solenidade

A solenidade teve início com uma oração do pastor Acácio Cesário de Carvalho Filho, da Associação PMs de Cristo. O militar lembrou que a grande missão dos capelães é aconselhar, ajudar e ser parceiro de todos aqueles que necessitam de uma palavra de conforto e de orientação, tendo a palavra de Deus como alicerce.

Em seguida, o pastor e capelão Rodrigo Mendonça, da Associação PMs de Cristo, falou sobre o trabalho promovido pelos capelães na Polícia Militar do Estado de São Paulo. “Temos nos desdobrado na região do 14º BPM/M, na área Sul, para levar um pouco de paz à vida dos nossos policiais”, explicou.

Os capelães que atuam na PM oferecem suporte espiritual aos policiais, que passam por muitas situações de estresse emocional e necessitam de conforto.

O presidente da Organização Nacional de Capelania Cristã (ONCC), Natan Chaves Júnior, lembrou que por trás da farda de cada policial existe um homem, uma mulher, um avô, avó, mãe ou pai da família que vai para a rua para proteger a sociedade. Segundo ele, o trabalho dos capelães ajuda esses profissionais a se fortalecerem, por meio da ligação com Deus.

Natan contou a história de Billy Graham, inspiração maior dos capelães. O pastor norte-americano foi o capelão de cinco presidentes e faleceu em fevereiro do ano passado, aos 99 anos. Nos mais de 70 anos de atuação, conseguiu evitar muitas guerras, por meio do trabalho no Capitólio, aconselhando os chefes de Estado.

Homenagens

O Dia do Capelão integra o calendário oficial do município de Osasco, e foi instituído pela Lei 3.768/2003, de autoria do então vereador Rubens do Nascimento. A legislação estipula o dia 31 de outubro para a comemoração à data.

Capelães que atuam em Osasco e região foram homenageados com diplomas. As homenagens foram entregues aos capelães Jorge Washington dos Santos Souza, Gilberto Ferreira da Silva, Natan Chaves Júnior, Josef Soares, Jane Márcia Alcarás, João Alcarás, Fernando Almeida de Carvalho, Marcelo Gomides de Almeida Gomes, Marcelo Alvarenga Kadoshi, Rodrigo Mendonça, Cíntia dos Santos, Acácio Cesário de Carvalho Filho, Adeni Maria Tineo da Silva e Janete Nascimento de Jesus.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação musical de cânticos de louvor, com o pastor Marcelo Kadoshi.

Assista ao vídeo da sessão solene em comemoração ao Dia do Capelão:

 

 

 

 

registrado em: