José Toste Borges é homenageado pela Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 01/04/2019 18h48, última modificação 01/04/2019 18h48
Secretário de Educação recebe Título de Cidadão osasquense

Deniele Simões

O Secretário Municipal de Educação de Osasco, professor José Toste Borges, foi homenageado com a maior honraria que uma pessoa pode receber do Poder Legislativo do Município, o Título de Cidadão osasquense. A entrega da honraria aconteceu na noite do último dia 29, em Sessão Solene no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação de Osasco (CEFOR), marcada por casa cheia e muita emoção.

O auditório do CEFOR ficou repleto de professores, amigos e funcionários do quadro de educação de Osasco, que foram abraçar o mais novo cidadão osasquense e cumprimentá-lo pela conquista da honraria.

A indicação do nome de Toste foi feita pela Vereadora Dra. Régia (PDT), por meio do Decreto Legislativo 43/2018, que teve aprovação unânime dos parlamentares osasquenses.

UMA VIDA PELA EDUCAÇÃO

A solenidade foi presidida pelo Vereador De Paula (PSDB). O parlamentar lembrou que Toste é merecedor do título pelo trabalho que realizou em favor da educação em Osasco. “Durante a nossa caminhada, vamos plantando e chega o momento de colher. Hoje o Toste recebe a maior homenagem que o Poder Legislativo pode conceder a uma pessoa”, disse.

Dra. Régia usou a tribuna para justificar a escolha do nome de Toste e ficou bastante emocionada. A parlamentar recordou a trajetória profissional do homenageado na área da educação, de mais de 40 anos.

Dentre as ações importantes de Toste como educador, Dra. Régia enumerou várias, mas destacou a participação marcante que ele teve no processo de municipalização do ensino em Osasco, em 2007. 

A vereadora também ressaltou a dedicação, o empenho e a sensibilidade com que homenageado sempre atuou. “O Toste começou como professor, galgou vários espaços dentro da educação, sempre com muita ética e muita honra. E isso é para poucas pessoas”.

No discurso de agradecimento, Toste afirmou estar “imensamente honrado e feliz” pela conquista e agradeceu à Dra. Régia e demais vereadores pela aprovação de seu nome e foi bastante aplaudido.

O Secretário de Educação contou sua história de vida no Brasil e a ligação com Osasco. Filho de um casal de imigrantes portugueses, Toste chegou ainda criança ao Brasil e ingressou no magistério em 1979.

O homenageado atuou na Rede Estadual de Ensino e em escolas privadas. Foi Supervisor de Ensino na rede estadual e, após se aposentar, foi convidado a trabalhar na Secretaria de Educação da Prefeitura. Desde abril de 2017, dirige a Secretaria Municipal de Educação, após indicação da então responsável pela pasta, Vereadora Ana Paula Rossi (PR).