Jaguaribe ganha nova UBS totalmente reformulada

por Divisão de Comunicação publicado 21/05/2020 15h10, última modificação 21/05/2020 16h32
Revisão no formato da obra foi iniciativa do Legislativo osasquense e de moradores do bairro
Jaguaribe ganha nova UBS totalmente reformulada

Nova UBS do bairro Jardim Jaguaribe

Por Deniele Simões

Desde a última semana, a comunidade do bairro Jaguaribe usufrui de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente nova. A região, que teria a UBS reformada, foi beneficiada com a construção de um prédio totalmente novo, após o trabalho de fiscalização do Poder Legislativo da cidade.

O vereador Josias da Juco (PSD) acompanhou todo o processo de construção da nova UBS, antes mesmo de a obra ser iniciada, no ano passado. Diante das necessidades dos usuários, o parlamentar cobrou do prefeito Rogério Lins (PODE) a alteração no formato da obra.

“Após reuniões com a comunidade e com usuários da UBS, chegamos à conclusão que seria necessário construir um novo prédio, e não apenas fazer uma reforma”, explica.

De acordo com ele, a construção de um prédio novo foi necessária por causa do estado de conservação da UBS. O espaço tinha problemas estruturais que dificultavam a ventilação e até mesmo a passagem de equipamentos básicos, como cadeiras de rodas e macas, pelas portas que dão acesso às salas de atendimento.

Josias da Juco não só acompanhou toda a obra, como manteve contato permanente com os usuários da UBS e membros do Conselho Gestor. “Uma das pessoas que mais nos ajudaram nesse processo foi a dona Nereide, que é membro do Conselho”, acrescenta.

Segundo o vereador, durante o período das obras o atendimento foi transferido para um prédio nas imediações, sem que houvesse prejuízo no atendimento aos usuários. O parlamentar ressalta que isso foi de fundamental importãncia, nesses tempos de pandemia de Covid=19, em que os serviços básicos não podem parar.

EMENDA PARLAMENTAR
O envolvimento do parlamentar na obra começou no ano passado, com o pedido de reformulação do espaço.

Na ocasião, Josias apresentou emenda ao orçamento para garantir o investimento na obra. A emenda, no valor de R$ 100 mil, foi aprovada e consta do orçamento vigente.

O dinheiro foi empregado na aquisição de equipamentos novos para a UBS, com itens como armários, cadeiras, bebedouro, aparelhos de pressão, estetoscópios, balanças, arquivo, escadas, poltronas e sistema de TV.

Morador do bairro, Josias comemorou a entrega da nova UBS e reconhece que o esforço de todos valeu a pena. “Eu me sinto muito feliz por ter indicado a reforma desse posto em que meus pais me levavam quando era criança. Tive a oportunidade apresentar a emenda para equipar essa unidade e fiscalizar para que a obra tivesse uma boa qualidade e beneficiasse não só quem trabalha no local, mas os munícipes que ali são atendidos diariamente”, justifica.

ESTRUTURA
Josias da Juco continua fiscalizando o trabalho da UBS. O parlamentar destaca ainda a parceria entre o Legislativo e o Executivo para que a unidade pudesse ser reconstruída. 

"Só tenho a agradecer ao prefeito Rogério Lins por ter concordado  com a construção do novo prédio da UBS, atendendo também aos anseios da nossa comunidade", completa.

A Prefeitura do Município de Osasco (PMO) informou que a nova estrutura da UBS possui recepção, banheiros feminino, masculino e adaptado para cadeirante, salas para enfermagem, curativos, medicação, inalação e administração, dois consultórios, odontologia, pediatria, ginecologia, vacina e farmácia.

Segundo Josias, as obras foram realizadas em parceria com a Uninove e a UBS do Jaguaribe é a primeira que teve a construção de prédio em vez de reforma.

registrado em: