Estudo avalia impacto do coronavírus na economia de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 30/07/2020 18h25, última modificação 30/07/2020 18h25
Pesquisa mostra queda do emprego na cidade por conta da pandemia

Por Charles Nisz

Ainda no mês de março, com o objetivo de mensurar os impactos econômicos da pandemia do coronavírus na cidade, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Município de Osasco (Seplag) iniciou a elaboração do relatório “Emprego, Vulnerabilidade e Acesso a Benefícios Assistenciais: a situação dos trabalhadores em Osasco no contexto da pandemia da Covid-19”.

Dividido em três partes, o documento detalha a vulnerabilidade do emprego em diferentes setores da economia no contexto da pandemia, as estatísticas do emprego formal em tempos de Covid-19 e a última apresenta os valores que os programas de transferência de renda do Governo Federal injetaram na economia municipal.

Com base em dados do Governo Federal, a Seplag estima que 53% dos trabalhadores de Osasco experimentam algum tipo de vulnerabilidade no emprego. Entre os setores de atividade mais afetados estão os serviços domésticos, cabeleireiros e salões de beleza, construção e serviços de alimentação como restaurantes e lanchonetes.

O primeiro bimestre de 2020 foi marcado por pequeno crescimento do número de empregos. Porém, nos três meses seguintes, houve queda de 4,6% no estoque de empregos (o que representa uma perda de 6.769 vínculos empregatícios).

Embora seja uma atribuição federal, Osasco planeja ações para manter a atividade econômica após a pandemia. O secretário de Planejamento e Gestão, Bruno Mancini, explicou que a cidade assumiu parte do financiamento dessas políticas de trabalho e renda. “Uma dessas ações será a retomada do Portal do Trabalhador, com a abertura de um desses locais na zona norte da cidade”.

O estudo está disponível na seção Publicações, no item "Estudos Demográficos e Socioeconômicos", no portal seplag.osasco.sp.gov.br.

* Com informações da Prefeitura do Município de Osasco (PMO)

 

registrado em: