Emoção marca entrega de título de Cidadão Osasquense a Dr. José Carlos Molico

por Divisão de Comunicação publicado 31/10/2019 18h16, última modificação 31/10/2019 18h16
Em sessão solene na Câmara, advogado é homenageado por atuação no município

Deniele Simões

Muita emoção. Essa é a expressão que melhor define o clima da sessão solene para outorga do título de Cidadão osasquense ao advogado José Carlos Barbosa Molico, atual secretário-geral da OAB Osasco. O evento aconteceu no Plenário Tiradentes, na noite desta quarta-feira (30), com casa cheia e a participação de autoridades locais, amigos, familiares e advogados.

A honraria foi proposta pela vereadora Ana Paula Rossi (PR), que foi elogiada pela escolha do Dr. Molico. “É um justo reconhecimento, uma escolha extremamente assertiva da vereadora Ana Paula. Osasco homenageia um filho que ajuda a contribuir com o desenvolvimento da cidade”, disse o prefeito Rogério Lins (PODE).

Além de Lins, compuseram a mesa diretora, a vice-prefeita Ana Maria Rossi, a presidente da OAB Osasco, Dra. Maria José Bonetti, a proponente da homenagem e a vereadora Dra. Régia (PDT), que presidiu os trabalhos.

Também acompanharam a solenidade, os vereadores Toniolo (PCdoB), Tinha Di Ferreira (PTB) e Ralfi Silva (PODE), além de advogados, funcionários da OAB e amigos do homenageado.

Os vereadores Tinha, Toniolo e Dra. Régia utilizaram a tribuna para parabenizar Dr. Molico pela honraria, e ressaltaram a atuação do advogado nas áreas jurídica, social e esportiva da cidade.

Em nome da imprensa local, o jornalista Adamastor Inácio fez um breve relato sobre a história do homenageado, destacando a sua resiliência por ter enfrentado muitas dificuldades ao longo da vida para construir sua história em Osasco, iniciada em 1973.

“O Molico nunca teve medo de cara feia. Fez muitos amigos no esporte. Enfrentou dificuldades com resignação. É uma pessoa muito querida na cidade, muito respeitada e um orgulho para a nossa OAB”, afirmou o jornalista.

O advogado Paulo Cesário, que foi estagiário de Molico, destacou a bondade do homenageado. “É uma pessoa que esteve comigo nas dificuldades, deu oportunidade de aprendizagem. Maior que seu coração, só o amor que ele tem pelas pessoas”.

O ex-prefeito de Osasco e ex-deputado federal Francisco Rossi também deu ênfase à bondade e à humildade do homenageado. “Essa homenagem, que é a maior que o município presta a uma pessoa, é muito justa. Hoje Osasco está homenageando um pequeno grande homem. Nós amamos você”, declarou.

Delegado de polícia aposentado, João Rodrigues Marques lembrou que ser cidadão osasquense é uma grande responsabilidade. “O nome já diz, cidade trabalho. E você tem vontade de trabalhar pelo povo”.

Em nome dos advogados, também usaram a palavra o Dr. José Paschoal Filho, representando a OAB São Paulo, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), Dr. Luís Ricardo Davanzo, e a presidente da OAB Osasco, Dra. Maria José Bonetti, que destacou o caráter conciliador de Molico.

“O Molico nos representa. Somos uma equipe e ele é o nosso secretário-geral. É um ser humano ímpar, cuja preocupação com o ser humano vem em primeiro lugar”, disse a presidente da OAB Osasco.

Antes de entregar a honraria, a vereadora Ana Paula Rossi usou a tribuna e destacou as qualidades do homenageado. “A gente precisa de mais pessoas como o Molico. O que mais me chama atenção é o coração gigantesco. Que você continue sendo esse ponto de equilíbrio”, justificou.

LÁGRIMAS E AGRADECIMENTO

Após receber o título, Dr. Molico usou a tribuna para agradecer a honraria. O advogado contou um pouco de sua história e emocionou-se ao recordar os tempos em que trabalhou no Bradesco, a passagem pelo Exército e, finalmente, a advocacia.

De origem humilde, Molico veio sozinho para Osasco e, após passar por muitas dificuldades financeiras, chegando a passar fome nas ruas, conseguiu vencer e tornar-se um profissional respeitado.

Em meio a lágrimas e muita emoção, o homenageado recordou o papel das famílias Rossi e Antiório em sua formação como ser humano e agradeceu o poder Legislativo pelo reconhecimento de seu trabalho. “Hoje, recebendo esse título como filho de Osasco, só tenho uma coisa a fazer: agradecer”, disse, emocionado.

Assista à íntegra da homenagem: