Em solenidade emocionante, ONG Arte na Lata é reconhecida com Cartão de Prata

por Divisão de Comunicação publicado 12/12/2019 20h40, última modificação 24/01/2020 16h55
Entidade atua com projetos sociais focados na música e sustentabilidade

Por Deniele Simões

A ONG Arte na Lata, atuante na promoção da cultura, música e de valores socioambientais em Osasco e região, foi homenageada pela Câmara de Osasco, em Sessão Solene promovida na noite desta quarta-feira (11).

A entidade recebeu um Cartão de Prata em reconhecimento aos trabalhos prestados ao município. A honraria teve como proponente o vereador Batista Comunidade (Avante), por meio do Decreto Legislativo 49/2019, aprovado por unanimidade pelos parlamentares osasquenses.

Com casa cheia, a solenidade foi marcada por muita emoção e lágrimas, tanto do homenageado como dos alunos que integram os projetos sociais promovidos pela ONG.

O fundador da ONG e atual tesoureiro, Jotta Ribeiro, recebeu a homenagem em nome da entidade.  Antes da entrega, porém, muitas personalidades usaram a tribuna para enaltecer o trabalho do Arte na Lata e de Jotta.

A aluna Laís de Souza agradeceu ao projeto pela oportunidade. “É um projeto que realmente faz a diferença na sociedade, porque ocupa a mente dos adolescentes e não deixa que caiam em coisas que podem acabar com o futuro deles”, afirmou, emocionada. 

A educadora Rosana Galizi destacou a importância do trabalho da ONG para o resgate da cidadania dos jovens atendidos. “O Jotta está sempre lutando para conseguir que o projeto continue segurando a barra para que as crianças permaneçam na arte, estudando e seguras”, disse.

O secretário municipal de Cultura, Éder Máximo, o Éder B2, representou o prefeito Rogério Lins e falou sobre a transformação que a ONG tem feito na vida das pessoas. “É muito mais do que música. Gera neles a sensação de pertencimento”.

Na cidade vizinha de Carapicuíba, existe um trabalho de parceria com a prefeitura local, que já possibilitou a formação de milhares de crianças.

A vereadora carapicuibana Cida Carlos (PT) participou da solenidade e falou da importância desse trabalho. “Conseguimos recuperar muitas crianças e elas passaram a frequentar melhor as aulas comuns. Só tenho a agradecer”.

O proponente da homenagem, vereador Batista Comunidade, parabenizou o projeto Arte na Lata pelo trabalho e disse que está tentando viabilizar a cessão de uma área para que a ONG possa instalar a sua sede em Osasco.

“A gente quer investir em educação e cultura para que os jovens não venham a dar problema no futuro”, justificou o parlamentar.

Após receber a homenagem, Jotta usou a tribuna para recordar a história da ONG e agradecer a cada um dos presentes pela homenagem.

Emocionado, ele interrompeu o discurso muitas vezes ao lembrar das dificuldades enfrentadas, mas encheu o público de alegria ao falar sobre os resultados alcançados. “Obrigado pela iniciativa. Agradeço você, toda a sua equipe, por nos dar essa felicidade no dia de hoje. É muito gratificante”, disse ao vereador Batista.

A solenidade foi encerrada com uma apresentação musical das crianças e jovens atendidos pela ONG.

BATENDO NA LATA PARA NÃO APANHAR DA VIDA

“Batendo na lata para não apanhar da vida, sempre” é o lema do projeto social Arte na Lata, que atualmente atende crianças e adolescentes em Osasco.

Segundo Jotta Ribeiro, o trabalho realizado vai além da música, porque trabalha valores como respeito ao meio ambiente, educação, cultura e responsabilidade social.

O Arte na Lata iniciou as atividades em julho de 2004, atendendo crianças e jovens no Jardim Piratininga com oficinas de música com instrumentos criados a partir de materiais recicláveis.

Ao longo dos anos, o trabalho foi se expandindo e, hoje, o grupo se transformou em uma ONG que atende crianças e jovens de vários municípios da Região Oeste de São Paulo. As oficinas oferecidas são gratuitas e acontecem no contraturno do horário escolar.

As aulas são nas áreas de informática, violão, percussão com sucata, inglês, flauta doce, dentre outras disciplinas.

Veja o vídeo completo da Sessão Solene:

registrado em: