Claudenes Begnini recebe título de Cidadão Osasquense

por Divisão de Comunicação publicado 25/11/2019 15h25, última modificação 24/01/2020 16h58
Secretário adjunto de Transportes e da Mobilidade Urbana de Osasco foi homenageado por autoridades municipais

Por Anderson Cavalheiro

Por meio do Projeto Legislativo nº 22/2019, de autoria do vereador Ni da Pizzaria (PODE), a Câmara Municipal de Osasco concedeu o título de Cidadão Osasquense ao secretário adjunto de Transportes e da Mobilidade Urbana de Osasco, Claudenes Begnini, em cerimônia realizada nesta quinta-feira (21).

Com 32 anos de serviço público em Osasco, Begnini, que é também ex-diretor do Demutran (Departamento e Autoridade Municipal de Trânsito), recebeu a mais alta honraria do Legislativo Municipal no evento que contou com a presença de amigos e familiares do homenageado, de autoridades municipais, do titular de Transportes e da Mobilidade Urbana, Lau Alencar, do prefeito Rogério Lins (PODE) e dos vereadores Ni da Pizzaria (PODE), Ricardo Silva (REP), Toniolo (PC do B), Tinha Di Ferreira (PTB), Alex Sá (PDT), Josias da Juco (PSD), Pelé da Cândida (PSC), Claudio da Locadora (PV),  De Paula (PSDB) e Jair Assaf (PROS).

Vereadores

A grande presença de parlamentares da Casa mostrou o prestígio que Begnini possui entre os vereadores de Osasco, que usaram a tribuna para registrar seu apreço e amizade pelo homenageado.

O vereador Tinha Di Ferreira destacou o profissionalismo de Begnini. “A pessoa que você é, a forma como você trata as pessoas e o carinho que você tem. Por sua postura, por ser um funcionário efetivo, nós vimos você passar por quase todos os governos, pelo seu lado profissional. Eu vejo que você sabe agradar e trazer as pessoas para o seu lado”.

Alex Sá fez questão de destacar a importância da honraria. “Quero parabenizar a atitude do vereador Ni. É bom que o público que aqui está, saiba que cada vereador só tem um título de Cidadão Osasquense por ano para que possa apresentar. O Ni foi muito assertivo nessa escolha”.

O propositor da homenagem, Ni da Pizzaria, relembrou de quando conheceu Begnini. “Ele me recebeu com essa mesma simpatia que está hoje aqui, eu ainda não era um vereador, era apenas um munícipe e ele me tratou da mesma maneira, e vem tratando até hoje todos os vereadores e munícipes que o procuram. Ele tem essa simpatia e educação. Não há palavras para definir o tanto que você trata a gente bem”.

Secretariando os trabalhos, Ricardo Silva também usou a tribuna para homenagear Begnini. “Quando fala desse profissional, você tem uma pessoa em Osasco, dedicada, comprometida e séria. Lidar com pessoas é uma coisa difícil. O Claudenes é conhecedor da Legislação de Trânsito, lida com profissionais da área e problemas de última hora”.

Josias da Juco falou da amizade que tem com o homenageado. “É um amigo na alegria e, na dificuldade, é um irmão. É aquele que quando você passa por uma dificuldade, pode ter certeza que ali tem um irmão que te dá conselho, que fala vamos em frente, vamos caminhar juntos”.

Para Pelé da Cândida, “Ficamos muito felizes quando vemos um profissional da sua categoria ser homenageado nesta Casa, porque é muito importante fazer uma homenagem para a pessoa em vida. Você é uma pessoa que, independentemente do cargo que ocupou, sempre nos atendeu bem. Quando ando na cidade, quando estou, por exemplo, lá na Anhanguera e tenho alguma dúvida, ligo para você, porque você tem o mapa da cidade na mente. Essa homenagem aqui é pouco para quem merece muito. Você é um cara de bem”.

O vereador Claudio da Locadora também elogiou o homenageado. “Já o conheço há bastante tempo. Desde que quando eu trabalhava na Secretaria de Meio Ambiente. Ele é uma pessoa que atente a todos com maior carinho e respeito”.

Fechando os discursos dos legisladores, De Paula fez uso da palavra e saudou Begnini. “Fiz questão de passar aqui, meu irmão, para te agradecer pelo amor com que você tem feito os projetos para nossa cidade. Já participei de várias sessões aqui nessa Casa. Agora, lotada uma hora dessas, nunca vi”.

Família e amigos

A filha do homenageado, Letícia Amorim Begnini, fez um discurso emocionado, destacando o orgulho que sente pelo pai. “É uma missão muito difícil colocar em palavras o que estamos sentindo, enquanto família. Eu vou tentar. Pai, nós temos muito orgulho de você, mas não pelo que você faz, e sim, pelo que você é. A sua trajetória, até aqui, nos serve de inspiração. Quando eu ainda cabia no seu colo, os seus anos de trabalho pela cidade de Osasco já somavam mais de uma década. Reuniões até tarde da noite, finais de semana adiados, concessões e renúncias. Eu entendo agora. O que você fez todos esses anos foi construir um legado. Um legado de justiça, lealdade e respeito. Seu olhar humanizado para esta cidade e seus moradores me ensinou, na prática, o que significa um coração generoso”.

O secretário Lau Alencar destacou a parceria com Begnini. “É sempre essa pessoa, humilde e prestativa. Um grande exemplo de servidor público nesta cidade. Rica a cidade que tem um servidor dedicado como o Claudenes, e Osasco tem privilégio de tê-lo como servidor dessa municipalidade”.

Homenageado

Claudenes Begnini agradeceu a honraria e o carinho dos amigos. “Receber a indicação para esse título é muito gratificante, porque trabalhamos por essa cidade. Para mim é uma honra ter um número tão expressivo de vereadores aqui. Isso só aumenta minha responsabilidade por receber esse título. Queria agradecer a todos, aos amigos que estão aqui até essa hora. Essa ‘Cidade Trabalho’ nos recebeu aqui de braços abertos. Eu tinha apenas 9 anos quando minha família chegou a Osasco e fomos recebidos com bastante carinho. Nos sentimos em casa aqui”, contou o homenageado.

Assista a gravação da cerimônia, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Osasco