Casa do Norte Du Guedes é agraciada com Placa Comemorativa

por Divisão de Comunicação publicado 26/11/2019 20h10, última modificação 24/01/2020 16h59
Legislativo osasquense reconhece estabelecimento por contribuição ao município

Por Deniele Simões

A Câmara Municipal de Osasco promoveu a entrega de Placa Comemorativa à Casa do Norte Du Guedes. A honraria foi entregue na noite da última segunda-feira (25), em Sessão Solene realizada na filial do restaurante, no bairro Bela Vista.

O proponente da homenagem foi o vereador De Paula (PSDB), por meio do Decreto Legislativo nº 19/2017, que teve aprovação unânime dos parlamentares.

Além do tucano, participaram da solenidade os vereadores Josias da Juco (PSD), que presidiu os trabalhos, Ricardo Silva (REP), que secretariou a sessão, Jair Assaf (PROS), Dra. Régia (PDT) e Dr. Lindoso (PSDB).

A honraria foi entregue ao proprietário do estabelecimento, Du Guedes, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, com ênfase no empreendedorismo, promoção de ações sociais e valorização da gastronomia típica nordestina.

EMOÇÃO

A solenidade foi marcada por muita emoção. O primeiro a discursar foi o funcionário Moabes Macedo, que se emocionou ao falar do patrão. Ele destacou a simplicidade de Du Guedes e seu caráter empreendedor. “Não poderia me espelhar em outra pessoa que não fosse você, que é um cara ímpar”, disse.

Logo após, o advogado José Roberto Dias Chaves usou a tribuna para falar sobre a trajetória do empresário, que, ressaltou, “veio do Nordeste para empreender e hoje comanda uma empresa com duas unidades, valorizando a cultura e a gastronomia nordestinas em Osasco e região”.

Marquinhos Lima discursou em nome dos músicos da região e agradeceu o apoio que o estabelecimento tem dado à classe.

Em seguida, os vereadores usaram a tribuna e focaram os discursos no papel dos nordestinos no desenvolvimento de Osasco.

“É uma homenagem a quem faz Osasco crescer e a quem merece”, destacou a vereadora Dra. Régia.  “Você é mais um nordestino radicado em São Paulo que veio cheio de sonhos e conseguiu vencer”, completou o vereador Dr. Lindoso.

O vereador Ricardo Silva destacou o lado humano de Du Guedes no trato com clientes e funcionários e o caráter empreendedor do trabalho promovido na Casa do Norte.

Ao falar sobre o restaurante para Osasco e região, o vereador Jair Assaf destacou a força e empenho do povo nordestino, que contribui com o desenvolvimento da cidade desde a época da emancipação.

O chefe de gabinete da subprefeitura do bairro paulistano da Casa Verde, Gelson de Lima, destacou a importância da Casa do Norte Du Guedes, que chegou a integrar o roteiro gastronômico de Osasco quando Lima foi secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento.

Antes de entregar a Placa Comemorativa, o vereador De Paula contou a história do restaurante, que começou com apenas quatro mesas, no bairro Rochdale, e hoje possui a segunda unidade.

O vereador justificou a homenagem reforçando a importância do estabelecimento para a geração de empregos e difusão da cultura nordestina.

A entrega da placa foi precedida de um momento de muita emoção, que marcou o reencontro dos irmãos Francisco e Emanuel Xavier Guedes, que estavam há 60 anos sem se ver. Os dois são pai e tio do proprietário da casa.

Emocionado, Du Guedes usou a tribuna para agradecer a honraria. “Sou muito grato. Faço com carinho. [O restaurante] era um sonho que continua até hoje e nós não paramos”, concluiu.

Assista à íntegra da Sessão Solene no vídeo a seguir:

registrado em: