Câmara recebe simpósio sobre IST/AIDS

por Divisão de Comunicação publicado 16/12/2019 18h55, última modificação 24/01/2020 16h55
Dia Mundial de Luta contra a Aids, é celebrado todo dia 1º de dezembro, desde 1988

Por Anderson Cavalheiro

O simpósio ‘Celebrando a vida, no mês de luta contra a AIDS’ foi realizado na Câmara Municipal de Osasco nesta sexta-feira (13). O evento, idealizado pelo youtuber Hannis com o apoio da vereadora Lúcia da Saúde (DC), contou com palestras, música e depoimentos, com informações sobre a IST, AIDS e acolhimento de portadores do vírus HIV.

A vereadora Lúcia da Saúde relatou como resolveu apoiar o evento e abrir a Casa Legislativa para a discussão desse tema. “O Hannis é uma pessoa que chegou até nós e passou por isso. Sofreu constrangimentos, problemas e preconceito. Ele vem lutando muito por Osasco, dando apoio aos portadores do vírus na cidade. Me chamou a atenção quando ele chegou até nós, pedindo esse espaço e falando da importância de falar sobre esse tema. Falou sobre a dificuldade de aceitação, que começa pela família”, afirmou Lúcia da Saúde.

Depoimentos

O organizador do simpósio, Hannis contou seu relato de se descobrir portador do vírus HIV, há dois anos, aos 22 anos e de como lidou com o difícil diagnóstico. “Passei por momentos muito difíceis, mas tive o apoio da minha família e hoje tenho um canal no YouTube para falar sobre esse tema. O nome do canal é ‘NossaHannis’. Escolhi esse nome porque toda vez que eu falava a alguém que era portador do vírus HIV, sempre ouvia como resposta: nossa, Hannis!”, explicou.

Outro depoimento foi de Jade, que hoje tem 26 anos já nasceu com o vírus do HIV. “Já passei por momentos difíceis. Há três anos estou com carga negativa de vírus, graças ao tratamento. Me tornei mãe e minha filha não possui o vírus. Hoje faço parte de um grupo de mães que vive com HIV”, contou a jovem.

Palestras

O evento contou com a participação da coordenadora do Programa Municipal de IST / AIDS e Hepatites Virais de Osasco, Ismália Francci. Foram ministradas palestras com duas profissionais da saúde que atuam no programa — a médica infectologista Ana Paola e a enfermeira Rosângela Maria Correa Stocco. Outra palestrante foi Simone de Carvalho,  coordenadora de Política para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual.

Música

Além das palestras, o evento teve a apresentação do jovem cantor Bruno Olivy, que cantou as canções ‘Dias Melhores’ e ‘O Tempo Não Para’. Ao fim do simpósio foram distribuídos 50 kits de autoteste para HIV.

Assista ao simpósio na íntegra:

 

 

registrado em: