Câmara homenageia ex-presidente com Medalha Raposo Tavares

por Divisão de Comunicação publicado 11/12/2019 19h55, última modificação 24/01/2020 16h55
Antônio Carlos Tonca Falseti foi vereador entre 1983 e 1986

Por Charles Nisz

Na noite desta terça-feira (10), a Câmara de Vereadores de Osasco homenageou o ex-presidente do Legislativo osasquense e ex-deputado estadual Antônio Carlos Tonca Falseti com a Medalha Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco. Falseti também foi deputado constituinte na Assembleia paulista e é um dos fundadores do PSDB.

Três ex-prefeitos e vereadores de diversas legislaturas estiveram presentes à cerimônia, proposta pelo vereador Jair Assaf (PROS).

Proponente da honraria a Falseti, o vereador Jair Assaf relembrou a trajetória de ambos na Câmara e da luta de ambos para instalar a primeira creche na cidade. A esposa do homenageado, Margarete Nepomuceno, falou da atuação de Falseti durante a transição para a democracia no fim dos anos 1970.

O ex-prefeito Jorge Lapas, com mandato entre 2013 e 2016, disse que “Tonca tem uma história que merece ser contada”. Lapas trabalhou com Tonca no projeto de urbanização das favelas de Osasco. “Nossa cidade precisa honrar essas pessoas – quando assumi a Prefeitura, me perguntava: o que Tonca vai pensar do meu governo?”.

Francisco Rossi, prefeito entre 1989 e 1992, ressaltou a presença de quatro ex-prefeitos e ex-vereadores como reconhecimento do trabalho de Falseti por Osasco. “Podemos dizer que ele contribuiu muito não apenas pela nossa cidade, mas por todo o estado”.

Já o ex-prefeito Antônio Piteri diz que Falseti trabalha por Osasco com o mesmo afinco depois de ter deixado a atuação política: “Tudo o que se falou do Tonca é consenso. Devemos relembrar seu trabalho na Câmara, na Assembleia Legislativa e na sala de aula para que o legado dele não morra”.

Ao final da cerimônia, o homenageado subiu à tribuna e começou seu discurso agradecendo os oradores e vereadores. “Estou preocupado, quando começamos a receber homenagens, é porque estamos no fim da vida”, brincou Tonca ao receber a Medalha Raposo Tavares.

De acordo com o ex-parlamentar e professor, professores e outros profissionais de destaque também deveriam ser homenageados pela sociedade: “Devemos reconhecer essas pessoas – e quando elas ainda estão jovens. Isso dará impulso à trajetória dessas pessoas”.

registrado em: