Câmara de Osasco adere à campanha de combate à violência contra idosos

por Divisão de Comunicação publicado 09/06/2021 14h35, última modificação 09/06/2021 15h57
Junho Violeta é lembrado pela vereadora Ana Paula Rossi (PL)
Câmara de Osasco adere à campanha de combate à violência contra idosos

A vereadora Ana Paula Rossi, durante a Sessão Ordinária. Foto: Ricardo Migliorini/CMO

Por Deniele Simões

A Câmara Municipal de Osasco vai aderir à campanha de combate à violência contra a pessoa idosa. Conhecida como Junho Violeta, a ação busca conscientizar a população sobre os casos de agressão a idosos, que vêm crescendo em todo o país durante a pandemia de Covid-19.

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (8), os parlamentares osasquenses aprovaram por unanimidade a Moção de Apoio 206/2021, de autoria da vereadora Ana Paula Rossi (PL). No documento, Ana Paula destaca a importância da campanha Junho Violeta como ferramenta de conscientização da população sobre os casos de agressão à pessoa idosa.

Para se ter uma ideia, apenas no primeiro semestre deste ano, houve o registro de mais de 33,6 mil casos de violência contra pessoas idosas no serviço Disque 100. Os números são da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – organismo vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Ana Paula Rossi tem acompanhado os casos de agressões a idosos junto à Secretaria Municipal de Saúde e, de acordo com ela, as ocorrências em Osasco aumentaram em função da pandemia. “São pessoas que sofrem violência e não têm a quem pedir socorro. Por isso, os dados estatísticos, com certeza, estão abaixo do que, de fato, acontece”, alerta.

Campanha Municipal

Além de apresentar a Moção de Apoio à campanha Junho Violeta, a vereadora deve apresentar, nos próximos dias, um Projeto de Lei para viabilizar a implantação da Semana Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa em Osasco. O objetivo é dar visibilidade ao problema da violência contra os idosos que, segundo ela, é silenciosa na maioria dos casos.

O Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado em 15 de junho e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em diversas cidades brasileiras, a campanha Junho Violeta é adotada como forma de conscientizar o público sobre o drama da violência contra a pessoa idosa.

Multimídia - 13ª Sessão Ordinária (08/06/2021)
Galeria de Fotos
Vídeo na Íntegra