Câmara aprova “mega feriado” para diminuir circulação do coronavírus em Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 25/03/2021 14h45, última modificação 25/03/2021 15h01
Objetivo é aumentar isolamento social e desafogar atendimento na rede hospitalar

Por Deniele Simões, em home office

Os vereadores osasquenses aprovaram, em duas sessões extraordinárias, na manhã desta quinta-feira (25), autorização para que a Prefeitura do Município de Osasco (PMO) decrete um “mega feriado” na próxima semana. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas na cidade, reduzindo a disseminação do novo coronavírus.

O Projeto de Lei nº 36/2021, de autoria do Executivo, autoriza a PMO a antecipar feriados municipais por meio de decreto durante a situação de emergência da saúde pública devido à pandemia de Covid-19.

A autorização permitirá a criação de um “mega feriado” entre os dias 29 de março e 2 de abril, com a antecipação dos feriados de Santo Antônio (13/6) e de Aniversário de Osasco dos anos 2022 e 2023 (19/2), emendando com o ponto facultativo do dia 1º de abril e o feriado da Sexta-Feira da Paixão (2/4). Somando-se ao sábado (27) e ao domingo (28), serão nove dias de feriado.

A líder do prefeito Rogério Lins (PODE) na Câmara, vereadora Ana Paula Rossi (PL), esclarece que o projeto autoriza o Executivo a antecipar feriados municipais como alternativa para barrar a disseminação do coronavírus.

A ideia embasando o feriado é aumentar os índices de isolamento social, reduzindo a circulação do vírus nas ruas.

De acordo com o sistema de monitoramento do Governo do Estado de São Paulo, Osasco registrou 43% de isolamento social. Devido aos baixos índices, a taxa de ocupação dos leitos hospitalares no município e na região Oeste chegou aos 92%.

Segundo a líder do governo na Câmara, a antecipação de feriados será adotada por todos os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste). “A gente sabe que as medidas de segurança são importantíssimas para evitar o contágio”, acrescenta.

APROVAÇÃO UNÂNIME

O projeto teve aprovação unânime dos vereadores, que se reuniram por videoconferência para discutir e votar o projeto.

Na última quarta-feira (24), os vereadores promoveram um encontro virtual para discutir o projeto do feriado e medidas de enfrentamento à pandemia nas áreas da saúde e de desenvolvimento econômico e social. A reunião contou com representantes do Poder Executivo.

O presidente da Câmara, vereador Ribamar Silva (PSD), reforça que as medidas de isolamento social são fundamentais para conter a disseminação do vírus. “Esse não será um feriado para as pessoas se divertirem, mas para que todos se conscientizem que o isolamento pode salvar vidas”, diz.

O chefe do Legislativo salienta que a Câmara fará o que for necessário para garantir a aprovação de projetos que contemplem medidas para combater a Covid-19 em Osasco.

Segundo informações da Prefeitura, a venda de bebidas alcoólicas também será proibida durante o feriado prolongado, a fim de evitar a circulação de pessoas e os chamados “pancadões”. Já as atividades de fiscalização devem ser ampliadas.

registrado em: