“A educação tem que ser primordial”, diz Luizomar em palestra na Câmara de Osasco

por Divisão de Comunicação publicado 25/06/2019 18h52, última modificação 25/06/2019 18h52
Técnico do Osasco-Audax falou sobre “Liderança de Equipes de Alta Performance”

Deniele Simões

Educação, valores familiares, força de vontade, entusiasmo e trabalho em equipe. Esses foram os principais pontos defendidos pelo técnico da equipe de voleibol feminino do Audax-Osasco, Luizomar de Moura, que ministrou palestra na Câmara Municipal de Osasco na tarde da última segunda-feira (24).

Organizada pela Escola do Parlamento de Osasco (EPO), a palestra foi aberta ao público em geral e totalmente gratuita, com o tema “Liderança de Equipes de Alta Performance”.

O técnico campeão focou a preleção em conceitos como força de vontade, dedicação e trabalho em equipe como itens indispensáveis para o trabalho de liderar equipes de alta performance nas mais diversas áreas.

“A educação é uma coisa que tem que ser primordial”, disse o palestrante, ao relembrar sua história de vida, que teve como principal base o apoio familiar.

Formado em Educação Física, Luizomar fez questão de defender o papel dos professores na sociedade e frisou que, antes de ser um técnico de renome, ele é um professor.

O palestrante revelou ter sido um jogador de vôlei mediano na juventude, cuja maior virtude era a vibração, segundo seu técnico. Dentro da equipe em que jogava, o jovem atleta era o maior incentivador de seus colegas.

Devido ao perfil entusiasta, Luizomar partiu para a carreira de técnico, assumindo uma equipe juvenil. A partir daí, começou a brilhar na carreira.

Na palestra, o técnico deixou claro que toda equipe precisa de pessoas dispostas, comprometidas com o trabalho e prontas para assumir desafios juntamente com seus líderes.

Outro fator primordial é que cada membro da equipe tenha um papel bem definido. Segundo Luizomar, aliar a definição dos papeis ao comprometimento de todos faz com que uma equipe esteja pronta para qualquer batalha. “Se você tiver um bom exército, você vai para qualquer guerra”, resumiu.

Para o diretor da EPO, Marcos Arruda, a palestra foi importante para motivar o público e mostrar a importância do fator liderança na vida profissional e pessoal. “Liderar é uma questão de inteligência, confiança, humanidade, coragem e disciplina”, explicou.

O Vereador Tinha Di Ferreira (PTB), que foi Secretário de Esportes entre 2013 e 2016, destacou o papel de Luizomar para o voleibol de Osasco e relembrou as conquistas do comandante à frente da equipe da cidade. “Sua criatividade deu muitos títulos para Osasco e, mesmo quando a cidade perdeu patrocínios, continuou brilhando”.

Já o Vereador Toniolo (PCdoB) classificou Luizomar como “parceiro da cidade” e afirmou que, se o voleibol existe em Osasco, o técnico do Osasco-Audax é um dos grandes responsáveis.