‘Plenário Especial - Osasco que Queremos’ discute propostas para Educação

por adm publicado 09/10/2019 18h50, última modificação 09/10/2019 18h53
Evento contou com a participação de professores e especialistas, que debateram o futuro da educação no município

Por Anderson Cavalheiro

A reunião “Plenário Especial - Osasco que Queremos” debateu, nesta terça-feira (8), propostas para a Educação na cidade. Realizada no plenário da Câmara de Osasco e presidida pelo vereador Prof. Mário Luiz Guide (PSB), a audiência contou com a participação do secretário de Educação, José Toste Borges, da presidente do PSB de Osasco, professora Teresa Santos, da coordenadora do Instituto Avisa Lá, professora Ciseli Ortiz, da presidente da Associação dos Professores de Osasco (APOS), professora Anay Christine, e do professor César Callegari.

O secretário de Educação de Osasco, José Toste Borges, iniciou sua participação enaltecendo a iniciativa do encontro. “Quero iniciar parabenizando o vereador Mário Luiz Guide pela brilhante iniciativa de discutir a educação em Osasco, uma cidade que está crescendo e precisa que todos participem e opinem sobre diversos assuntos, especialmente a educação”, afirmou Toste.

Na sequência, o secretário mostrou um panorama da Rede Municipal de Ensino. “Osasco possui hoje 143 escolas, desde creches, escolas de educação infantil, pré-escola e ensino fundamental. Com aproximadamente 70 mil alunos, 8,5 mil professores e funcionários da educação, sendo 84% desse total, efetivos. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) vem crescendo a cada avaliação que é realizada na cidade. Na última avaliação, o IDEB atingiu 6,1”, assegurou o secretário.

Toste afirmou, ainda, que o principal problema que está sendo encarado pelo governo na área é a alta demanda em creches. “Nós temos 17 mil crianças matriculadas em creches e uma fila de espera de 6,8 mil crianças. Para isso, estamos, a partir do ano que vem, iniciando o chamamento público para que mais organizações sociais possam trazer seus serviços para a cidade e, com isso, diminuir essa fila de espera”.

César Callegari

Ex-deputado estadual por diversos mandatos, o professor César Callegari foi presidente do Fundo de Desenvolvimento de Educação do Estado de São Paulo, coordenador do programa de educação do SESI, secretário de educação de Taboão da Serra e da cidade de São Paulo, além de membro do Conselho Nacional de Educação, quando coordenou a Base Nacional Curricular Comum.

Callegari fez uma apresentação mostrando os desafios e perspectivas para o futuro da educação no Brasil. “É muito comum, quando se fala de educação pública no País, que sempre se comece fazendo uma série de críticas. De fato, existem muitos desafios na educação brasileira, mas ela tem progredido também. Osasco tem avançado nesta área. Esse é um processo que é de natureza cumulativa de várias gestões e do trabalho das professoras, dos professores e dos educadores em geral. Um compromisso que deve ser preservado e elogiado”, ponderou Callegari. 

‘Osasco que Queremos’

Segundo o vereador Mário Guide, idealizador do projeto, a finalidade do “Osasco que Queremos” é levantar a situação do município de Osasco e daquilo que a população considera prioridade para o futuro da cidade.

Já foram realizados, anteriormente, encontros para debater a questão de geração de emprego e sobre saúde no município. O vereador destacou que as audiências buscam debater os temas considerados mais importantes pela população da cidade. “As pesquisas mostram que a preocupação maior das pessoas é com uma boa rede de saúde pública, foi realizado então um encontro sobre saúde pública. A segunda grande preocupação da população em relação ao futuro da cidade é ter uma educação de qualidade, que vem, bem destacada, como preocupação de todos os bairros da cidade. É um encontro para ouvir as pessoas que têm envolvimento com a área”, finalizou Guide.

Assista a reunião na íntegra, que foi transmitida ao vivo pale TV Câmara Osasco:

error while rendering plone.comments