Contabilista Guiiti Kii recebe Título de Cidadão Osasquense

por Divisão de Comunicação publicado 18/09/2018 17h15, última modificação 24/09/2018 10h47
Professor universitário foi homenageado em Sessão Solene
Contabilista Guiiti Kii recebe Título de Cidadão Osasquense

Guiiti Kii

Rodolfo Blancato

A Câmara realizou uma Sessão Solene nesta segunda-feira (17) para entregar o Título de Cidadão Osasquense ao contabilista Guiiti Kii, que foi professor em duas das instituições de ensino superior mais tradicionais da cidade, a UNIFIEO e a FITO.

O homenageado nasceu em Lins, no interior do estado de São Paulo, e veio para Osasco com a família há mais 50 anos, ainda adolescente. “Nós viemos para a cidade como aventureiros”, relembra Kii, que ainda jovem começou uma bem-sucedida carreira na contabilidade. 

Ele trabalhou na filial brasileira da empresa americana Anderson, Clayton and Company, que comercializava óleos vegetais e derivados. Lá ele permaneceu por 27 anos e chegou a coordenar o setor de contabilidade. No começo dos anos 1990, passou pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e também ocupou o cargo de gerente de contabilidade de custos na Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS). 

Kii lecionou na UNIFIEO por mais de 30 anos e na FITO por mais de 20, tendo exercido a função de Chefe do Departamento de Contabilidade nas duas instituições. O acadêmico também deu aulas na Universidade de Sorocaba, nas Faculdades Oswaldo Cruz e na Faculdade da Aldeia de Carapicuíba, onde trabalha atualmente. 

A sessão foi presidida pelo vereador Tinha Di Ferreira (PTB), autor do projeto que concedeu o título ao contabilista. Em seu discurso, o parlamentar enfatizou a importância de reconhecer as pessoas que contribuem para o desenvolvimento de Osasco. 

“O senhor é uma pessoa séria, que ajudou muito essa cidade a andar. Nós temos que ter um rumo e isso nós vamos conseguir com a ação de pessoas boas, como o senhor”, declarou Di Ferreira. 

Título de Cidadão Osasquense

O Título de Cidadão Osasquense foi criado em 1969 para homenagear personalidades nascidas em outras cidades que se instalaram no Município e prestaram relevantes trabalhos à comunidade. Cada parlamentar pode protocolar apenas um projeto de concessão da honraria por ano.

Assista ao vídeo e veja as fotos do evento

 

Entrega de Título de Cidadão Osasquense ao sr. Guiiti Kii