Associação de Condomínios de Osasco deve começar a funcionar em 2019

por Divisão de Comunicação publicado 04/12/2018 18h05, última modificação 07/12/2018 17h39
Novidade foi divulgada na Sessão Solene do Dia do Síndico

Deniele Simões

A Associação dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Município de Osasco deve começar a funcionar no ano que vem. A novidade foi divulgada na noite da última sexta-feira, dia 30/11, durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Síndico.

“Hoje podemos dizer que essa Associação é uma realidade. Não tenho dúvida nenhuma que vai agregar muito para os condomínios”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Desenvolvimento, Lau Alencar, que ajudou na elaboração do estatuto da entidade.

A ideia da criação da Associação surgiu em outubro do ano passado, quando um grupo de pessoas ligadas à administração de condomínios que participava da Sessão Solene do Dia do Síndico falou sobre a necessidade de uma entidade representativa para o setor.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

Além do anúncio da criação da entidade, a Sessão Solene deste ano foi marcada pelo debate de problemas inerentes aos síndicos e condomínios, como segurança, infraestrutura e a verticalização no Município de Osasco.

A solenidade teve como proponente o Vereador Ricardo Silva (PRB), que falou sobre o crescimento dos números de condomínios em Osasco. “Vinte e cinco por cento da população já moram em condomínios. Temos condições de atender esse público? É preciso debater, trazer ideias para isso”.

O Comandante Geral do Instituto Corpo de Bombeiros Civis Voluntários do Estado de São Paulo, Osmar Augusto Ferreira, falou ao público sobre a importância da segurança nas áreas das piscinas dos condomínios, onde ocorrem afogamentos com frequência e defendeu colocação de salva-vidas nessas áreas. “Bombeiro não faz milagres. Fica essa deixa para os senhores”, defendeu.

O Gestor de Segurança Ariovaldo Lemos ministrou a palestra “Tecnologia e o Futuro Condominial”, em que abordou os desafios da área de segurança nos condomínios, com ênfase no uso da tecnologia. A tendência hoje é o uso de drones, de softwares de reconhecimento facial, de câmeras térmicas, cercas inteligentes com sensores, portaria remota, dentre outras soluções. “A vida no condomínio estará na palma da sua mão, resumiu.

Os síndicos dos condomínios São Cristóvão, Marcos Nogueira, e Parque Eldorado, Marcel Sanches, confirmaram que a preocupação com a segurança tem sido cada vez maior dentro dos condomínios e elogiaram a iniciativa da criação da Associação dos Condomínios de Osasco. “Diante desse convite tão especial, acredito que associação tem muito a crescer na Região Oeste”, concluiu Sanches.

Assista à íntegra da Sessão Solene: